Em Alma Gêmea, Rafael (Eduardo Moscovis) finalmente vai descobrir os esquemas sujos de Raul (Luigi Baricelli) e, mesmo decepcionado por considerar o picareta um dos seus homens de confiança, decidirá colocá-lo atrás das grades.
A história começa quando Dalila (Fernanda Machado) decide confessar a Rafael que foi ela quem roubou os livros de contabilidade da empresa. Ela revela que Raul adulterou os documentos para encobrir um grande desvio de dinheiro. Rafael fica surpreso com a revelação, mas determinado a fazer Raul pagar pelo que fez. Afinal, ele já havia cometido uma injustiça ao demitir Abílio (Ronnie Marruda), acreditando que ele estava por trás do desvio.
Com a ajuda de um contador de confiança, Rafael reúne evidências contra Raul e dá início a um inquérito na delegacia. Mas Raul não vai ficar parado; ele tenta desviar a atenção da sua culpa, envolvendo Dalila e Madalena (Bruna Di Tullio) na busca por dinheiro para se safar. Desesperado, o vilão ainda tenta interferir no namoro da sua filha Mirela (Cecília Dassi), esperando que Felipe (Sidney Sampaio) convença Rafael a retirar a denúncia. Mas as coisas só vão de mal a pior para ele.
Quando é chamado para depor na delegacia, Raul se depara com várias provas contra si. O delegado o avisa que ele pode pegar muitos anos de prisão se for declarado culpado. Desesperado, Raul tenta fugir, fazendo suas malas e se preparando para deixar a cidade. Mas o delegado recebe um alerta sobre sua fuga e intercepta o pilantra, ordenando sua prisão: “Aqui se faz, aqui se paga”.
Veja mais: resumo dos próximos capítulos de Alma Gêmea
Exibida originalmente pela Globo entre 2005 e 2006, Alma Gêmea foi escrita por Walcyr Carrasco. O elenco principal contou com nomes como os de Priscila Fantin, Eduardo Moscovis, Flávia Alessandra, Ana Lúcia Torre, Elizabeth Savalla, Walderez de Barros, Drica Moraes e Malvino Salvador.