Amante de Bruaca (Isabel Teixeira), Alcides (Juliano Cazarré) acabará sofrendo sérias consequências pelo fato de ter colocado dois pares de chifres em Tenório (Murilo Benício) no remake de Pantanal. Prova disso é que o peão será castrado, assim como ocorreu com o personagem original em 1990, embora, dessa vez, aconteça de maneira distinta daquele ano.
Segundo informações da colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo, a direção preferiu tratar com mais sutileza a mutilação de Alcides, sendo que, ao invés de exibir a cena tal como ela tem de ser, mostrará o ocorrido através do olhar e também do pensamento da mãe de Guta (Julia Dalavia). Na ocasião, “a brutalidade ficará subentendida”.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Pantanal
Ainda segundo a publicação, o diretor artístico, Gustavo Fernandez, escalou Davi Lacerda para dirigir as sequências, uma vez que o mesmo foi o responsável por estar a frente do casamento de Juma (Alanis Guillen) e Jove (Jesuíta Barbosa), justamente pelos elogios recebidos devido a sensibilidade.
Vale destacar que Pantanal é uma novela de Benedito Ruy Barbosa, exibida – originalmente – em 1990, na extinta Rede Manchete. Neste ano, a trama está sendo adaptada por Bruno Luperi e exibida na TV Globo.