Em Terra e Paixão, Irene (Glória Pires) vai enfrentar o seu maior pesadelo ao descobrir que pode perder metade do que tem por direito no seu casamento com Antônio (Tony Ramos). Isso porque, com a volta de Agatha (Eliane Giardini), seu casamento com o ricaço pode ser anulado e, com isso, a rival teria direitos como esposa.
Como se sabe, Agatha era casada com Antônio quando forjou a própria morte no parto de Caio (Cauã Reymond). O fazendeiro, por sua vez, passou muito tempo culpando o filho pelo que aconteceu com a primeira esposa. Agora, com o retorno da farsante, ele entenderá que o rapaz sempre foi vítima nessa história e ficará cada vez mais perto de sofrer um golpe inesperado.
Por fim, Agatha – para mostrar que não é interesseira – não aceitará dinheiro de Caio, mas preparará uma bomba após exigir os direitos que tem como a primeira esposa de Antônio. Com isso, ela voltaria ser a senhora La Selva e Irene seria chutada de uma vez por todas da família.
A novela é escrita por Walcyr Carrasco e estrelada por Bárbara Reis, Cauã Reymond, Johnny Massaro, Tony Ramos, Glória Pires, Agatha Moreira, Débora Falabella e Paulo Lessa. A direção geral é de João Paulo Jabur e direção artística, de Luiz Henrique Rios.