A descoberta da gravidez de Carmen (Sabine Moussier) foi uma grande preocupação logo de início para ela. Ao se envolver com Augusto (Alejandro Camacho), ela encontrou a desculpa perfeita para que o filho tivesse uma paternidade.
Veja também – Resumo Abismo de Paixão: capítulos da novela de 16/11 a 15/12/2023
Carmen se casa com Augusto como resultado desta trama criada para envolvê-lo em uma gravidez que não é de sua responsabilidade. Entretanto, ao tentar dar uma surra em Elisa (Briggitte Bozzo), ela vai cair em uma piscina vazia.
O parto precoce acontecerá e, horas depois, acontecerá uma tragédia:
Bebê de Carmen morre
Mesmo com a dor da perda da esposa, Augusto foi envolvido em uma mentira que teve como fruto um casamento com Carmen. Ela se envolveu com o cunhado depois que descobriu que estava grávida de Rogério (César Évora).
Veja também – Abismo de Paixão: Entenda como foi a tragédia que matou Estefânia e Rogério em grave acidente de carro
Ao afirmar que estava esperando um filho de Augusto, Carmen foi pedida em casamento e se tornou a manda-chuva da fazenda. Sempre destratando Elisa, o casamento com Augusto fará com que ela se torne ainda mais rígida com a sobrinha.
Carmen não suporta a inteligência de Elisa, que responderá a tia. Ela vai tentar bater na menina e se desequilibrará, caindo em uma piscina vazia. O parto precoce será providenciado e a criança nascerá antes do tempo.
Entretanto, a felicidade do nascimento do bebê durará pouco. Enquanto Elisa estiver no quarto conhecendo o suposto irmãozinho, uma enfermeira perceberá que a criança não está respirando. O bebê morrerá e Carmen vai condenar Elisa como culpada pelo ocorrido.