Dona Rita (Pilar Pellicer) é uma mulher traiçoeira, que deveria ter cuidado de Esmeralda (Maite Perroni) como filha e acabou a tratando como uma bastarda. Ela sempre manipulou tudo no entorno da Gata, mas a verdade um dia acaba vindo à tona.
Veja também – Resumo A Gata: capítulos da novela 31/10 a 15/12/2023
Depois que Perla (Erika Buenfil) foi revelada como mãe de Esmeralda, agora será a vez de ser revelado quem é o verdadeiro pai dela. A descoberta acontecerá em meio a uma conversa entre o Silencioso (Manuel Ojeda) e Dona Rita.
Silencioso vai procurar saber mais sobre Esmeralda:
Saiba quem é o pai de Esmeralda
O carinho fraternal do Silencioso por Esmeralda despertará o interesse dele procurar saber mais sobre as origens da moça. Ele irá até o barraco onde ela vive e conversará com Dona Rita, que dirá: “Já sei, veio pela Gata. O que você quer que eu te diga? Se ela tem namorado? Não tem“.
Veja também – A Gata: Paulo retorna dos EUA possesso em saber a verdade sobre Esmeralda
“Você está ofendendo meus sentimentos. Quero saber quem é essa moça, quem são seus pais?“, questionará Silencioso. Rita explicará que Esmeralda foi fruto de uma relação que enloqueceu a mãe dela.
“A mãe dela lhe deu para adoção. A pobre Branca“, iniciará Rita, mencionando Perla pelo seu nome de registro. No mesmo instante, Silencioso reconhecerá o nome e Rita prosseguirá: “Mas, ela se apaixonou por um homem e esse amor lhe custou a vida“.
Silencioso questionará se Dona Rita sabe quem é esse homem e ela responderá: “Fernando da Santa Cruz“. “Olhe bem para mim, senhora. Tantos homens de sofrimento acabaram comigo, mas nunca deixarei de ser Fernando da Santa Cruz“, dirá Silencioso.