Os cortes em reprises são comuns em qualquer emissora de TV. Afinal, uma reapresentação não tem o mesmo fôlego de uma exibição original. Portanto, a edição costuma excluir cenas com o objetivo de causar maior agilidade às tramas.
Veja também – Frustrado com fiasco colossal, autor pediu demissão com novela no ar e esbravejou: “Nunca mais”
É o que tem ocorrido com A Favorita. Esperava-se que a novela fosse exibida praticamente na íntegra, o que não tem sido mais cogitado depois que o título caiu no esquecimento do público e tem tido dificuldade em causar repercussão.
Com isto, vamos listar aqui cinco exemplos de reprises no Vale a Pena Ver de Novo que praticamente chegaram a ficar “desfiguradas” com os cortes promovidos na edição. Confira:
O Cravo e a Rosa
Atualmente no ar em mais uma reapresentação nas tardes da Globo, O Cravo e a Rosa é um exemplo de novela que precisou ser picotada. Diferentemente da reprise exibida no Canal Viva, na Globo a novela perdeu momentos icônicos como, por exemplo, a cena que mostra a pureza do menino negro Buscapé (Luiz Antônio do Nascimento) ao pintar o corpo de branco para se sentir reconhecido.
Veja também – Hoje apoiadora de fake news, atriz foi vítima da maior mentira da história das novelas
Senhora do Destino
Para se readequar às recomendações do Ministério da Justiça, a Globo resolveu picotar Senhora do Destino e deixar a novela praticamente sem sentido. Porém, neste caso, houve uma controvérsia na atitude da emissora.
Veja também – Terror dos militares, atriz foi demitida da Globo por motivo fútil e morreu em acidente suspeito
As cenas excluídas fizeram com que o casal lésbico formado por Jennifer (Bárbara Borges) e Eleonora (Mylla Christie) praticamente se transformasse em uma dupla de amigas. A icônica surra de Maria do Carmo (Susana Vieira) em Nazaré Tedesco (Renata Sorrah) também ficou sem graça, devido os cortes nas cenas.
Veja também – Cria de Dias Gomes: Ex-autora global prometeu sucesso, entregou novela-bomba e foi demitida
Celebridade
Esta talvez tenha sido a novela mais impactada por cortes em uma reprise no Vale a Pena Ver de Novo. Quando o título esteve sendo reapresentado, as reclamações de telespectadores eram inúmeras. Houve exclusão em cenas como, por exemplo, Jaqueline (Juliana Paes) de topless, o embate entre Laura (Claudia Abreu) e Maria Clara Diniz (Malu Mader) e dentre muitos outros momentos.
Por Amor
Nem mesmo o novelão de Manoel Carlos esteve imune da tesoura dos Marinho. Os executivos resolveram retirar praticamente todos os barracos que originalmente estavam presentes nos capítulos de Por Amor. No entanto, em alguns momentos, estes cortes acabaram beneficiando machos tóxicos.
Veja também – Pistoleiro de Pantanal morreu ao telefone, pedindo por socorro após sentir fortes dores
Por isto, a agressão de Marcelo (Fábio Assunção) a Laura (Viviane Pasmanter), por exemplo, ficou parecendo ser uma discussão comum de casal. A briga calorosa entre Marcelo e Eduarda (Gabriela Duarte) também ficou parecendo uma DR e o homem tóxico transformou-se em um simples homem bravo, sem nada de muito ofensivo.
Veja também – Pantanal é do cramulhão? Relembre cinco vezes que a Globo invocou o diabo nas novelas
Êta Mundo Bom!
Assim como em O Cravo e a Rosa, Êta Mundo Bom! também teve uma cena parecida em que um personagem se pintava. A diferença é que o personagem em questão era branco e queria ser negro. A situação remete a uma prática racista, o blackface. Assim, Êta Mundo Bom! foi alvo de intervenção da edição da Globo nesta e em outras ocasiões consideradas controversas.