Se tem algum sinônimo pra “carta na manga”, com certeza deve ser final alternativo de novela. É algo preparado a dedo pelas produções, com o objetivo principalmente de despistar os jornalistas que tentam descobrir com antecedência para ganhar notoriedade e cativar seu público leitor, que claramente tem ânsia em saber como será o desfecho de sua trama favorita.
Estes finais alternativos, além de despistar jornalistas, serve também para aquecer a audiência na reta final das novelas, como forma de voltar as atenções e, consequentemente, faturar bastante com os patrocinadores se aproveitando desta visibilidade. Já nos surpreendemos com finais de novelas que eram diferentes do que estava sendo noticiado pela mídia, mas o que você não sabe é que tem algumas novelas com finais guardados à sete chaves e que ainda não foram reprisadas. Alguns exemplos estão a seguir:
A Dona do Pedaço (2019)
O final da história de Maria da Paz (Juliana Paes) foi um pouco diferenciado, por trazer a morte da filha da própria protagonista, a vilã Josiane (Agatha Moreira). Só que a novela tem guardado um final em que quem morre é Regis (Reynaldo Gianecchini). Quem revelou foi o intérprete do próprio Régis, durante um post em uma rede social na reta final das gravações.
Verdades Secretas (2015)
A novela, que terá reapresentação especial na Globo a partir do próximo dia 24 de agosto, apresentou em sua primeira exibição no ano de 2015 um final em que Angel (Camila Queiroz) se casava com Guilherme (Gabriel Leone). O que poucos sabem é que a emissora carioca tem guardado a sete chaves um final em que Angel segue um caminho oposto: se casa com Alex (Rodrigo Lombardi).
Deus Salve o Rei (2018)
Bruna Marquezine viveu a vilã Catarina em Deus Salve o Rei e recebeu muitos elogios por sua atuação. A trama das sete se encerrou com uma cena em que Catarina vai à forca. Agora, caso a Globo optasse por exibir uma cena guardada a sete chaves, Catarina não teria morrido.
A Lei do Amor (2016)
A dupla Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari estava empolgada durante a produção de A Lei do Amor. Tanto é que, normalmente, tinha o costume de escrever cenas extras e pedir que os atores gravassem cenas diversas, como forma de confundir os jornalistas em meio aos possíveis vazamentos que viessem a surgir. Tanto é que a novela gravou quatro desfechos diferentes. O final que foi apresentado pelos globais teve Marina (Alice Wegmann) revelando a verdade sobre a farsa com Isabella (Alice Wegmann) para Tiago (Humberto Carrão).