Todos estão preocupados com a prisão de Álvaro (Theo Becker), que acabou mentindo para o Comandante ao dizer que foi ele quem matou Leôncio (Leopoldo Pacheco). E tudo isso para livrar Isaura (Bianca Rinaldi) da prisão e, ao mesmo tempo, salvá-la da morte, já que havia sido envenenada por Branca (Renata Dominguez).
Desta forma, Rosa (Patrícia França), então, decidirá acordar Belchior (Ewerton de Castro) a fim de saber sobre a identidade do verdadeiro assassino, pois ela se mostrará preocupada ao ver o rapaz na cadeia sendo acusado de um crime que não cometeu.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de A Escrava Isaura
Na ocasião, o jardineiro pedirá a escrava para ficar tranquila quanto a isso, e ainda informará a ela que Álvaro não será condenado à morte caso um deles falem a verdade para o Juiz.
Depois disso, Belchior acabará sendo encontrado pelo Comandante, que o pressionará e perguntará quem matou Leôncio. Porém, ele se recusará a responder e, com isso, terá sua voz de prisão decretada.
Na cadeia, Álvaro tentará convencê-lo a abrir o jogo e a revelar o que sabe acerca do caso, mas ele acabará chorando. Enquanto isso, Isaura será comunicada a respeito da prisão do amigo e logo resolverá se dirigir até a delegacia no intuito de fazer com que Belchior lhe conte algo.
Mesmo assim, o empregado permanecerá calado e o Juiz avisará aos demais que ele ficará preso até o dia do julgamento de Álvaro. A cena vai ao ar esta semana em A Escrava Isaura, às 15h15, na Record TV.