O Canal VIVA pegou a todos de surpresa nesta última terça-feira, 26 de fevereiro, ao anunciar que vai exibir a novela Estrela-Guia, para meados de abril, por volta das 11:45 da manhã. Criada em 2001, o folhetim foi protagonizado pela cantora Sandy e marcou uma geração de fãs da famosa.
Antes de ser produzida, a autora do folhetim, Ana Maria Moretzsohn, buscou inspirações em filmes como Hair (Milos Forman, 1979), Papai Pernilongo (Jean Negulesco, 1955) e Presente de Grego (Charles Shyer, 1987). A ideia da Globo, naquela época, era em trazer novelas mais curtas. Tanto que a atração teve apenas 80 capítulos, ou seja, um pouco mais de três meses no ar.
Veja também: Susana Vieira volta às novelas e fará uma vilã em Éramos Seis
Sandy e o irmão, Júnior, tiveram, nessa época, a segunda experiência trabalhando como atores. Para quem não se lembra, os dois protagonizaram o seriado Sandy & Júnior, em 1999. A novela, entretanto, marcou o fim da dupla em trabalhos em novelas.
Ana Maria, a autora, criou a personagem Cristal especialmente para Sandy. Apesar disso, em alguns capítulos da novela, a cantora precisou de dublês para algumas cenas. No geral, a irmão de Júnior não decepcionou e até que se saiu bem atuando. Guilherme Fontes, Rodrigo Santoro, Carolina Ferraz, Thaís Fersoza, Sérgio Mamberti, Lília Cabral e Fernanda Rodrigues estiveram no elenco principal da novela.
Veja também: Por causa de cirurgia, cena de sexo de Gabriel e Luz é adiada em O Sétimo Guardião
As gravações de Estrela-Guia, aliás, contaram com diferentes tipos de animais. Na comunidade Arco da Aliança (fictícia cidade da novela), não faltaram araras, tucanos, saguis, bichos-preguiças e canários da terra, em contraste com as cobras, gaviões, onças e urubus-reis da fazenda de Daphne (Lilia Cabral). Mais de 150 borboletas aparecem nas cenas em que Cristal medita, dança e canta mantras.