Padre Ramiro (Ailton Graça) ficará preocupado com um acidente que sofrerá na igreja da cidade de Serro Azul em O Sétimo Guardião. Isso porque ele terá acabado de confirmar com Gabriel (Bruno Gagliasso) que existe mesmo uma irmandade secreta na cidade, como Eurico (Dan Stublach) havia lhe revelado, e passará a pensar que trata-se de um grupo de feitiçaria ou algo do gênero. Depois, ele confrontará novamente o mocinho e acabará sendo chamado para fazer parte da irmandade.
Na igreja, o padre derrubará uma vela, provocará um incêndio e acabará batendo com a cabeça e desmaiando. “Meu Deus! Foram eles, só pode ser, foram eles! Fiquei sabendo demais… E eles estão querendo me matar pra evitar que eu saia por aí contando tudo”, dirá.
O padre pedirá para que Luz (Marina Ruy Barbosa) chame Gabriel o responsabilizando pelo acidente. “Tocou fogo na minha igreja! Não sei como, mas fizeram isso pra me matar, com medo que eu falasse o que o Eurico me contou! Assume!”, disparará.
“Não tem nenhuma relação com bruxaria, maldade ou esoterismo. Jamais algum de nós, ou a força que nos guia, faria mal para o senhor”, negará o mocinho. “Força superior pra mim só existe uma: é Deus! Diante Dele, vocês com essa história de Irmandade, não passam de charlatães!”, disparará o religioso.
“Então, por favor, venha comigo”, pedirá Gabriel, que o levará à fonte e curará um de seus ferimentos. “Mas que coisa mais espantosa é essa?“, questionará. “A parte mais visível daquilo que eu e meus irmãos guardamos: um imenso lençol subterrâneo da água que um dia faltará para a humanidade“, dirá o rapaz.
+“Não está vindo para polemizar”, revela Rafael Vitti sobre a novela Verão 90
“Se é segredo… Porque resolveu me mostrar?”, perguntará Ramiro. “Porque, desde que conversamos depois da confissão do prefeito, uma ideia me veio à cabeça e já é a hora de lhe falar sobre ela […] Com a saída do prefeito, a Irmandade ficou com um lugar de guardião vago… E eu quero que o senhor assuma o posto”, disparará Gabriel.
Nervoso e confuso, Ramiro conversará com outros membros da irmandade e revelará sua decisão para Gabriel. “Vamos imaginar que aceito o convite. Partilho durante algum tempo desse segredo que dizem proteger. Se lá adiante quiser desistir dessa, digamos, missão: eu posso?”, perguntará ele de início.
“Não. As regras da irmandade são claras. Um guardião não pode abandonar seu posto. A fonte é valiosa demais, padre. Quando alguém se torna guardião dela não tem direito a um período de experiência. É pra sempre. Então qual é sua resposta ao meu convite?”, questionará Gabriel.
“Não foi bem um convite, eu vi mais como uma convocação. Todas as evidências indicam que estão certos quanto à importância do que precisam proteger e manter em segredo. Eu aceito. Vou assumir o cargo para o qual fui convocado”, responderá o padre, aceitando o convite.
+O Sétimo Guardião: Resumo dos próximos capítulos