Magoado com a Globo, José Mayer — atualmente no ar na reprise de Tieta — rejeitou o convite para retornar à emissora em Três Graças, novela das nove que estreia em 2026. O convite partiu do autor Aguinaldo Silva, que marcará seu retorno ao canal com a trama no horário nobre.
O novelista, que é amigo do ator, o convidou para viver um personagem importante nos primeiros capítulos do folhetim, de acordo com informações do site F5. Seria uma forma de homenagear o artista. Os dois tiveram uma parceria de trabalho de longa data, em novelas como Partido Alto (1984), Tieta (1989), Senhora do Destino (2004), Fina Estampa (2011) e Império (2014).
Mayer agradeceu o convite de Aguinaldo Silva, mas recusou alegando que se aposentou definitivamente da carreira de ator. Ele está longe da televisão desde 2017, quando participou da novela A Lei do Amor, em que saiu com o “filme queimado” depois da acusação de assédio da figurinista Su Tonani.
Retorno frustrado pela segunda vez
Em 2018, Silva também tentou trazer José Mayer de volta às novelas em O Sétimo Guardião. Na época, o autor chegou a insistir, pensando em escalar o ator para vários papéis na novela.
A última tentativa aconteceu no início de 2019, quando o artista já havia sido demitido pela Globo — a emissora o dispensou ainda no fim de 2018. A direção do canal carioca vetou o retorno de Mayer depois do escândalo de assédio protagonizado anos antes. No lugar, ficou Tuca Andrada, que interpretou o personagem Mattoso.
A mágoa de José Mayer com a Globo
Nos últimos anos, José Mayer expôs a mágoa que sente da Globo pela demissão e também pelo tratamento que recebeu após ser dispensado. Isso porque, o nome dele é evitado ao máximo desde que aconteceu sua saída conturbada.
No ano passado, Christiane Torloni chegou a citar o nome do colega durante participação no Encontro, mas teve sua fala cortada. Na ocasião, o ator foi às redes sociais e detonou a Globo. “Querida Torloni, apesar do desrespeito desta nefasta empresa, seu carinho aqueceu meu exausto coração. Um beijo carinhoso do seu parceiro”, escreveu ele em seu perfil oficial do Instagram.
Em outubro, Mayer voltou a criticar a Globo nas redes sociais quando aconteceu o retorno da novela Pátria Minha (1994) no Globoplay. Ele acusou a emissora de não pagar os atores corretamente pela reexibição das obras.
“É bom rever Pátria Minha, mas é lamentável constatar que as redes de televisão no Brasil não pagam aos artistas segundo as normas internacionais de direitos de imagem pelas reexibições de seus trabalhos”, escreveu o artista.
Há pelo menos quatro anos, José Mayer já vem afirmando que se aposentou da carreira artística. Nos últimos anos, ele tem sido visto na TV em reprises como Mulheres Apaixonadas (2003), Fina Estampa e Império. Atualmente, além da reprise de Tieta no Vale a Pena Ver de Novo, o veterano também aparece em Viver a Vida (2009), reexibida no canal Viva.