Em Tieta, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos) se mostra um homem cruel, que maltrata a família por anos, especialmente sua filha, Tieta (Betty Faria), a quem humilhou e expulsou de casa no passado.
E um dos vários defeitos do veterano é a sua avareza, que o leva a esconder um grande segredo por muitos anos: o dinheiro que Tieta lhe enviava. Ele guarda as cédulas em seu colchão, acreditando que essa acumulação de riquezas lhe daria segurança e estabilidade.
Quando a protagonista retorna à cidade, agora rica, Zé Esteves começa a ter vários confrontos com ela. Já nos momentos finais da trama, ele tem uma conversa com a filha e revela que, apesar de ter expulsado Tieta quando ela era jovem, ficou perturbado ao vê-la se envolver com os homens da cidade, algo que ele nunca conseguiu aceitar. Desesperado, ele implora para que a filha o aceite novamente em sua vida, mas Tieta, cheia de rancor, se recusa a perdoá-lo.
Assim, Zé Esteves explode e, pegando Tieta pelos braços, ele o arrasta até o quarto, onde finalmente revela o grande segredo que guardava: o dinheiro que ela enviava. Ele começa a cortar o colchão e as cédulas caem no chão. “Tá aqui! Todo o dinheiro que você me mandou. Olha aqui, eu estou te devolvendo. Leva!”, grita ele.
No entanto, o que Zé Esteves não esperava era ser confrontado com a dura realidade da inflação. Ao ver o montante de dinheiro, Tieta observa com frieza e diz que aquilo já não vale mais nada. “Não vale nada, é só papel… há um ano ainda valia, agora, com a inflação… Ai, pai, tudo isso aqui o senhor não consegue nem comprar a sua miséria”, solta a mocinha, deixando o velho em choque.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Tieta
Desesperado e sem esperança, Zé Esteves se questiona se tudo o que fez foi em vão. A resposta de Tieta, fria e cheia de desprezo, é de que ela sente pena dele. Isso marcará o fim do velho, que entra em delírio e morre logo após esse confronto com a filha.