Em Tieta, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos) esconde um grande segredo: durante anos, ele guardou todo o dinheiro enviado por Tieta (Betty Faria) dentro do colchão em seu quarto. No entanto, o veterano ficará chocado ao descobrir, através da própria filha, que o dinheiro perdeu o valor e, poucos minutos depois, morrerá.
A princípio, Zé Esteves e Tieta terão um acerto de contas. Ele confessará à filha que, apesar de tê-la escorraçado de Santana do Agreste quando era jovem, ficou profundamente abalado, pois não suportava vê-la se deitando com os homens da cidade. O veterano implorará para que Tieta o aceite de volta em sua vida, mas, vingativa, ela se recusará a perdoá-lo.
Em seguida, Zé Esteves, aflito, pega Tieta pelos braços com um facão e a leva para seu quarto. O personagem de Sebastião Vasconcelos começará a cortar o colchão, onde aparecerão várias cédulas de dinheiro que ele guardou durante anos. “Tá aqui! Todo o dinheiro que você me mandou. Olha aqui, eu estou te devolvendo. Leva!”, gritará ele, jogando todo o dinheiro para cima dela.
Nesse momento, Tieta olhará para o dinheiro e dirá que ele não tem mais valor. “Não vale nada, é só papel… há um ano ainda valia, agora, com a inflação… Ai, pai, tudo isso aqui o senhor não consegue nem comprar a sua miséria”, afirmará, deixando o velho em estado de choque. “Quer dizer que tudo foi em vão?”, perguntará ele. Tieta, então, olhará para Zé e dirá que tem muita pena dele. Arrasado, Zé Esteves terá um delírio e morrerá.
Baseada na obra homônima de Jorge Amado e adaptada por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn, Tieta tem no elenco principal nomes como os de Betty Faria, Joana Fomm, José Mayer, Reginaldo Faria, Armando Bógus, Lídia Brondi, Bemvindo Sequeira, Yoná Magalhães, Marcos Paulo, Arlete Salles, Paulo José, Ary Fontoura, Bete Mendes, Flávio Galvão, Otávio Augusto, Ana Lúcia Torre e Lilia Cabral.