Uma das vilãs mais icônicas da dramaturgia, Odete Roitman está de volta no remake de Vale Tudo, em que será interpretada por Debora Bloch. Responsável pela adaptação da obra, a autora Manuela Dias deu a entender que fez mudanças drásticas em pontos marcantes da megera, mas ao que tudo indica não será bem assim.
A novelista de fato fez alterações na vilã — como era de se esperar numa nova versão da trama –, mas seu desprezo pelo Brasil e o ódio a tudo o que é popular continuará presente. Pelo menos é o que indica a sinopse com o perfil da personagem.
Como vai ser a nova Odete Roitman?
Irmã de Celina (Malu Galli), Odete (Debora Bloch) é mãe de Afonso (Humberto Carrão) e da problemática Heleninha, com quem mantém uma relação cheia de conflitos. Viúva, ela assumiu o comando do Grupo Roitman, que tem como um de seus negócios a empresa de aviação TCA. Em pouco tempo, multiplicou a fortuna da família.
Apesar das declarações de Manuela Dias a respeito da vilã, Odete Roitman continuará detestando o Brasil no remake de Vale Tudo. “De origem humilde, ascendeu socialmente e compensa sua falta de nobreza sendo esnobe. Faz questão de odiar tudo que é popular e nutre um desprezo pelo Brasil, que julga um país subdesenvolvido”, descreve o perfil da personagem obtido pelo site.
No decorrer da trama, a megera vai se aliar a quem julgar necessário para deixar os problemas dos filhos bem distante dela. É nesse ponto que os seus caminhos vão se cruzar com os da interesseira Maria de Fátima (Bella Campos).
Autora deixou dúvida no ar
As dúvidas em torno da nova Odete Roitman surgiram depois de uma entrevista de Manuela Dias ao jornal Folha de S. Paulo, em outubro. Na ocasião, ela deu a entender que a megera não falaria mais mal do Brasil, pois o momento atual é outro.
“Odete seguirá sendo uma vilã, mas sua vilania está muito ligada ao momento. Vale Tudo foi a novela da volta da democracia, e naquele momento falar mal do Brasil, ou poder falar mal, era resistência, era revolucionário, era novo. Hoje não é mais. A gente está saturado disso. O novo é encontrar maneiras de transformação. Odete não aponta caminhos, mas será diferente”, declarou a autora.
“Gilberto Braga, com Odete, estava extrapolando a válvula de escape de poder criticar o Brasil exacerbadamente. Hoje, provocar os mesmos efeitos não implica usar os mesmos recursos. Odete era julgada por ser sexualmente ativa aos 60. E hoje? Não estou dizendo que ela vai ser feminista, mas são diferenças”, disse.
Substituta de Mania de Você na faixa das 21h da Globo, Vale Tudo estreia em março de 2025. No elenco, ainda estão nomes como Taís Araújo, Cauã Reymond, Alice Wegmann, Júlio Andrade, Alexandre Nero, entre outros. Essa semana começou com o início das gravações, em Foz do Iguaçu, no Paraná.