No grande desfecho de Alma Gêmea, a história de amor entre Rafael (Eduardo Moscovis) e Serena (Priscila Fantin) ganhará um tom poético, marcado pela doutrina espírita, onde a morte não é o fim, mas o começo de uma nova jornada espiritual.
No último capítulo, Cristina (Flávia Alessandra) atira em Rafael, mas acaba pagando por todos os seus erros ao ser arrastada para o inferno durante um incêndio na mansão do botânico. Nos momentos finais, Rafael se despede de Serena, mesmo se recusando a partir. “Eu não quero ir agora, eu não posso ir. Não quero ficar longe de você. Eu te amo”, diz ele, com dor no coração.
Serena, com sabedoria, responde já entendendo a situação. “Pode ir em paz, meu amor. Eu entendi, Rafael. O sopro no coração existe porque o meu coração não suporta te perder. Era esse o mistério. Agora eu sei qual é a minha missão”, diz ela, antes de sofrer um ataque cardíaco e morrer ao lado de Rafael, selando o destino do casal.
O desfecho, no entanto, vai além da morte física. Após a tragédia, a história leva o público a um plano espiritual, onde Rafael e Serena se reencontram como espíritos. É revelado que, em vidas passadas, eles foram escravos e até freiras, reforçando que seus destinos estão entrelaçados por inúmeras reencarnações.
Na última cena da novela, o destino espiritual do casal se fecha quando eles aparecem como crianças em um parque, se conhecendo pela primeira vez e confirmando que seus espíritos estão destinados a se encontrar por toda a eternidade.
Veja mais: resumo dos próximos capítulos de Alma Gêmea
Exibida originalmente pela Globo entre 2005 e 2006, Alma Gêmea foi escrita por Walcyr Carrasco. O elenco principal contou com nomes como os de Priscila Fantin, Eduardo Moscovis, Flávia Alessandra, Ana Lúcia Torre, Elizabeth Savalla, Walderez de Barros, Drica Moraes e Malvino Salvador.