Na reta final de Alma Gêmea, José Aristides (André Gonçalves) decide partir para a mata em busca do que restou de seu povo e tem uma despedida emocionante com Serena (Priscila Fantin). O indígena está determinado a se tornar o novo líder da sua tribo e explica à mocinha sua decisão e o propósito da jornada.
Rafael (Eduardo Moscovis), já recuperado dos ferimentos graças à ajuda de José, tenta convencê-lo a ficar, mas o indígena mantém sua posição firme. O botânico então oferece dinheiro para que José consiga chegar à mata, e ele aceita. “Fico grato, mas o que fiz por você faz parte do meu destino de ajudar os outros: curar”, explica o rapaz.
Assim, José e Serena se encontram à beira do rio, relembrando os tempos de infância. Ele revela que, durante sua estadia, aprendeu a curar e, ao atender ao pedido de Serena para ajudar Rafael, descobriu seu verdadeiro potencial. José conta que sua missão é encontrar seu povo e usar os conhecimentos adquiridos para aliviar o sofrimento dos necessitados.
Serena reconhece que José se tornou o novo Nijienigui, o homem sábio de seu povo. Comovido, ele presenteia Serena com uma pedra especial, cheia de sua energia e poder, dizendo que, se ela precisar dele, basta apertar a pedra com força e algo bom acontecerá.
Veja mais: resumo dos próximos capítulos de Alma Gêmea
Emocionada, a mocinha não consegue conter as lágrimas e afirma que sentirá muita falta do amigo. “Eu também sentirei muita saudade, mas a vida é como longas viagens… Nós nos encontraremos em outras vidas”, diz o indígena, que então se despede e parte pela mata.
Exibida originalmente pela Globo entre 2005 e 2006, Alma Gêmea foi escrita por Walcyr Carrasco. O elenco principal contou com nomes como os de Priscila Fantin, Eduardo Moscovis, Flávia Alessandra, Ana Lúcia Torre, Elizabeth Savalla, Walderez de Barros, Drica Moraes e Malvino Salvador.