Nos próximos capítulos de Alma Gêmea, José Aristides (André Gonçalves) terá um papel decisivo ao salvar o roseiral de Rafael (Eduardo Moscovis), que estava prestes a ser destruído por uma armação de Raul (Luigi Baricelli) e Cristina (Flávia Alessandra). O plano de Raul envolvia deixar as formigas destruírem as rosas para que ele pudesse vender as terras e ficar com uma boa parte do lucro.
Apesar de José Aristides ter tentado alertar Rafael sobre o golpe, o protagonista não consegue agir a tempo. Quando ele retorna à sua vida e vê o estado deplorável do roseiral após meses fora da administração, fica chocado. É nesse momento que Aristides apresenta uma solução inovadora e ecológica para acabar com as pragas sem usar venenos: o fumo de corda.
“Não precisa matar as formigas. O que aprendi e o que é bonito é que todo ser tem direito à vida, tem lugar no mundo”, explica o indígena, intrigando Rafael. Ele sugere que, ao invés de exterminar as formigas, a solução é impedi-las de comer as roseiras. A técnica consiste em deixar o fumo de corda de molho em água por alguns dias e depois espalhar a mistura nas roseiras.
Cético, mas encorajado por Serena (Priscila Fantin), Rafael decide seguir o conselho de Aristides. Com a ajuda de Bernardo (Emiliano Queiroz) e dos trabalhadores do roseiral, a ideia é colocada em prática. Após alguns dias, a boa notícia chega: “O roseiral está a salvo, Rafael”, anuncia Bernardo, trazendo alegria a todos.
Veja mais: resumo dos próximos capítulos de Alma Gêmea
Emocionado e aliviado, Rafael se ajoelha, toca a terra e reflete sobre o valor daquele lugar para ele. “Eu sou essa terra, essas roseiras estão em meu coração”, dirá o mocinho.