Um dos protagonistas de Cabocla, Daniel de Oliveira contou com um “empurrão do destino” para ficar com o mocinho da trama, em 2004. O ator, que havia acabado de interpretar Cazuza nos cinemas, acabou sendo o escolhido da Globo por um motivo específico na época.
Daniel venceu a concorrência com outros atores que também estavam na disputa pelo papel de Luís Jerônimo na novela das seis. E o filme Cazuza: O Tempo Não Para, que ele protagonizou, foi essencial para ele sair na frente.
Isso porque, o artista havia emagrecido para interpretar o cantor no longa, chegando a pesar apenas 57 kg. Assim, ele ficou justamente do jeito que a Globo queria para o personagem, já que na trama Luís Jerônimo é um tipo franzino por conta da doença que enfrenta.
O motivo pelo qual a Globo escolheu Daniel de Oliveira para protagonizar Cabocla
Na trama, Luís Jerônimo vai morar na casa de seu primo Boanerges (Tony Ramos) em Vila da Mata aconselhado pelo médico da família e forçado pelo pai, Joaquim (Reginaldo Faria), para recuperar a saúde depois de receber a notícia que está com tuberculose.
Para o personagem, a Globo precisava de um ator com um tipo mais magro, já que ele estava se tratando de uma doença. Até então, no entanto, a emissora enfrentava dificuldades por ter apenas artistas malhados.
“A dificuldade da escalação do ator principal se devia ao fato de os profissionais de hoje serem todos de músculos muito sarados, o que não combina com o papel do tuberculoso e franzino Luís Jerônimo”, disse reportagem do jornal Estadão em fevereiro de 2004.
Após ser escolhido para interpretar o mocinho, Daniel gravou as primeiras cenas a partir de abril daquele ano. A novela, em que ele contracenou com Vanessa Giácomo — estreante nas novelas — no papel de Zuca, estreou no mês seguinte.
O que aconteceu com Daniel de Oliveira, o Luís Jerônimo de Cabocla?
Na ocasião, Daniel de Oliveira já havia feito quatro trabalhos na televisão: Brida (1998), na extinta TV Manchete, e Malhação (1999) e A Padroeira (2001), além da minissérie Um Só Coração (2004), na Globo.
O ator está longe das novelas desde 2017, quando atuou em Os Dias Eram Assim. Quando levamos em conta tramas de longa duração, ele está afastado desde Passione (2011). Nos últimos anos, tem se dedicado a filmes e séries.
O último trabalho de Daniel é o longa O Rio do Desejo (2023), que estreou ao lado da ex-mulher, Sophie Charlotte. O ator chegou a ser cotado para integrar o elenco do remake de Vale Tudo, mas ele já se recusou a voltar às novelas em outro folhetim da Globo.
Longe da televisão, o artista atualmente também está no ar na reprise de Cobras & Lagartos (2006), no Viva, além de aparecer na reexibição de Cabocla na faixa Edição Especial.