Em Alma Gêmea, a disputa pelo restaurante de Olívia (Drica Moraes) ganha um novo capítulo após a vitória de Raul (Luigi Baricelli) no tribunal, que garante a posse do local. Indignado com a situação, Vitório (Malvino Salvador) decide pedir demissão, o que abre espaço para uma mudança inesperada na equipe.
Com a saída do cozinheiro, o advogado de Raul sugere contratar seu sobrinho, Baltazar (Maurício Machado), para assumir a função. Baltazar chega todo confiante, se gabando de ser melhor que o antigo cozinheiro e trazendo alguns livros de receitas. Sua atitude logo levanta desconfianças entre os novos colegas, especialmente em Kátia (Rita Guedes), que começa a questionar as verdadeiras habilidades do novo chef.
Kátia consegue uma vaga como ajudante de cozinha e passa a observar de perto a forma peculiar de Baltazar trabalhar. Ele não demonstra nenhuma habilidade prática e se limita a seguir as receitas dos livros, o que só aumenta as suas suspeitas.
Quando Kátia o confronta, Baltazar finge estar ofendido, mas acaba confessando que passou anos na França, onde contava aos parentes que trabalhava nas melhores cozinhas do país. A verdade, no entanto, é que ele só estava aproveitando a vida e não tem experiência nenhuma como chef.
Essa revelação deixa Kátia em pânico, preocupada com o que o restaurante poderia servir sob o comando de Baltazar. Em resposta, o “chef” sugere preparar um prato francês clássico, coq au vin, apostando que, por ser francês, os clientes fingirão gostar, mesmo que ele não tenha a menor ideia de como fazê-lo.
Veja mais: resumo dos próximos capítulos de Alma Gêmea
Exibida originalmente pela Globo entre 2005 e 2006, Alma Gêmea foi escrita por Walcyr Carrasco. O elenco principal contou com nomes como os de Priscila Fantin, Eduardo Moscovis, Flávia Alessandra, Ana Lúcia Torre, Elizabeth Savalla, Walderez de Barros, Drica Moraes e Malvino Salvador.