Novela que está em cartaz na faixa Edição Especial nas tardes da Globo, Cabocla (2004) quase teve outra protagonista. A trama, que é um remake do folhetim escrito por Benedito Ruy Barbosa originalmente em 1979, deveria ser protagonizada por Cleo Pires, que viveria Zuca.
Na trama, ao descobrir uma lesão no pulmão, o mulherengo Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira) vai passar uma temporada na fazenda do primo, o coronel Boanerges (Tony Ramos), na pequena Vila da Mata.
O rapaz se muda para o lugar em busca de ar puro, para evitar que a doença piore. É por lá que Luís Jerônimo encontra a cabocla tímida e arredia Zuca (Vanessa Giácomo), por quem logo se encanta.
Cleo Pires rejeitou viver Zuca em Cabocla
Na época, Cleo Pires, que havia recebido uma proposta da Record para protagonizar o remake de Escrava Isaura (2004), também despertou o interesse da Globo. Naquela ocasião, ela faria sua estreia nas novelas, já que até então só tinha feito pequenas e rápidas participações.
O desejo da emissora carioca era que Cleo interpretasse Zuca, personagem que foi vivida por sua mãe, Gloria Pires, na versão da novela produzida em 1979.
O jornal Folha de S. Paulo do dia 24 de junho de 2004 informou que Cleo Pires, que na ocasião estava estudando em Los Angeles, nos Estados Unidos, esnobou a Globo e recusou o convite para viver a protagonista de Cabocla.
A mocinha, então, ficou com Vanessa Giácomo, outra atriz iniciante que fez sua estreia nas novelas.
Atriz foi para outra novela
Depois da recusa de Cleo Pires em Cabocla, a Globo tentou novamente levar a artista para seu elenco e fez uma nova proposta para ela, oferecendo um papel em América, que estrearia no horário das oito no ano seguinte.
Convidada para entrar em América, Cleo acabou aceitando a oferta da emissora e interpretou a Lurdinha na trama de Gloria Perez.