Em Alma Gêmea, Mirna (Fernanda Souza) decidirá abrir o jogo com Crispim (Emilio Orciollo Netto) e deixará o irmão arrasado ao revelar a verdade sobre Kátia (Rita Guedes) e a relação da loira com Ritinha (Caroline Smith). Ao descobrir que a sua “anja” é a verdadeira mãe da menina, Crispim quase cairá no choro.
Tudo começa quando Mirna, incomodada com o encantamento de Crispim sobre Kátia, tenta alertá-lo sobre o passado da moça, insinuando que ela não é tão perfeita quanto ele acredita. “Você pensa que a anja não tem pecado, mas eu vou dizer”, começa a personagem, antes de ser interrompida pelo irmão. Crispim, sem entender o que ela quer dizer, ainda tenta defender Kátia. “O pai da anja é quem cuida dela, é por causa que ele é bom, ué”, afirmará o caipira.
No entanto, Mirna decide ser direta e revelar a verdade que Kátia lhe confidenciou. “Não, ele cuida dela por causa que ele é avô da menina. A Ritinha é filha da anja”, dirá a jovem, deixando Crispim abalado. Incrédulo, ele ainda tenta acusar Mirna de mentir, mas a irmã continua firme: “Ela teve filha sem casar (…) A anja disse isso para eu. A menina Ritinha é filha dela”.
Veja mais: resumo dos próximos capítulos de Alma Gêmea
Com o coração partido, Crispim reluta em aceitar a revelação, mas o apoio de Tio Nardo reforça a verdade sobre a história. “Eu também já desconfiava que a menina era mesmo filha da anja”, afirmará o idoso, aumentando o sofrimento de Crispim, que terá que lidar com a desilusão e o choque ao descobrir a verdade sobre a mulher que tanto amou.
Exibida originalmente pela Globo entre 2005 e 2006, Alma Gêmea foi escrita por Walcyr Carrasco. O elenco principal contou com nomes como os de Priscila Fantin, Eduardo Moscovis, Flávia Alessandra, Ana Lúcia Torre, Elizabeth Savalla, Walderez de Barros, Drica Moraes e Malvino Salvador.