Em Alma Gêmea, Roberval (Rodrigo Phavanello) tomará uma atitude inesperada ao descobrir os segredos e as chantagens de Dalila (Fernanda Machado). Após flagrá-la em uma conversa suspeita com Raul (Luigi Baricelli), o barbeiro a arrasta para casa e ameaça romper com ela. No entanto, a jovem decide revelar que o dinheiro que conseguiu foi fruto de uma chantagem que, segundo ela, era “uma forma de fazer justiça”.
Dalila confessa ao marido que, para proteger a filha, aceitou dinheiro para manter em segredo um escândalo envolvendo Cristina (Flávia Alessandra). Ela conta que fez o exame de gravidez no lugar da vilã, garantindo que a megera pudesse manter sua farsa e continuar casada com Rafael (Eduardo Moscovis). Chocado com a revelação, Roberval insiste que Dalila conte a verdade a Rafael, mas Cristina intervém, ameaçando mandar Dalila para a prisão por falsidade ideológica.
Apesar de tudo, Roberval, apaixonado por Dalila, decide perdoá-la, mas promete encontrar uma forma de consertar o erro e dar um destino digno ao dinheiro conseguido de forma suja. Pouco tempo depois, durante uma comemoração de Natal, Roberval surpreende a todos ao anunciar que comprou a casa da pensão onde vivem, trazendo alegria para os moradores.
No entanto, sua maior surpresa ainda está por vir. Determinado a se livrar do dinheiro sujo, o rapaz pega a caixinha com todo o montante acumulado por Dalila e sai para a rua, convidando todos os moradores da pensão para acompanhá-lo. No meio de um desfile de Natal, ele sobe em um dos carros alegóricos e faz um discurso emocionante.
Veja mais: resumo dos próximos capítulos de Alma Gêmea
“Esse dinheiro é sujo. A minha mulher fez coisas erradas para conseguir… Eu não concordo com muita coisa que ela fez, mas eu amo ela e o meu bebê”, dirá o barbeiro. “Esse dinheiro não tem dono. É um presente de Natal para toda a cidade”, completará ele, jogando o dinheiro para a multidão.
“Roberval, você tá doido! Doido!”, gritará Dalila, incrédula. “Fiz o que era certo para nos livrarmos desse dinheiro, lebre”, responderá Roberval, que também será elogiado por Serena (Priscila Fantin) por sua atitude. Ao final, Dalila acabará reconhecendo o gesto nobre e passa a admirar o marido que ela tanto desprezava.