Em Alma Gêmea, Carlito (Renan Ribeiro) vai surpreender e será o responsável por dar o “xeque-mate” em Raul (Luigi Baricelli) durante uma audiência judicial. O garoto, que até então vivia com o pai e era manipulado por ele, decide contar toda a verdade sobre o comportamento do cafajeste, ajudando Olívia (Drica Moraes) nessa batalha.
Após conseguir a administração do restaurante de Olívia, Raul faz de tudo para destruir a ex-mulher, mas ela não deixa que suas conquistas sejam arrancadas e decide levar a disputa para o tribunal. Durante o processo, Olívia recebe apoio de Dalila (Fernanda Machado), que expõe um caso antigo com Raul, ocorrido enquanto ele ainda era casado. Dalila revela que ficou grávida de Raul, mas que ele nunca assumiu a paternidade.
Orientado por seu advogado, Raul tenta usar Carlito como uma última cartada para sensibilizar o juiz. O plano envolve fazer com que o garoto fale mal de Olívia, inventando histórias que a pintariam como uma péssima mãe, enquanto enalteceria Raul como o melhor pai do mundo.
“Diga que sua mãe é um monstro, que ela tem um namorado que quer te botar no forno, que ela gasta tudo em vestidos, que ela não te dava brinquedos, que ela não sabe cozinhar e que seu pai é o melhor pai do mundo”, instrui o advogado de Raul. Apesar de prometer ajudar o pai, Carlito vai surpreender a todos ao decidir contar a verdade no momento mais decisivo.
Quando o juiz está prestes a anunciar sua sentença, Carlito se levanta e pede para falar. O juiz tenta impedir, afirmando que o garoto não tem voz no tribunal, mas Carlito insiste e começa a expor as falhas de Raul como pai. Ele conta que o cafajeste não coloca comida em casa e obriga o garoto a fritar ovos, enquanto a alimentação é sustentada por Teresinha, que usa o próprio dinheiro para comprar comida. “Vou falar a verdade sobre o papai… Seu juiz, esse meu pai é um traste!”, soltará o garoto.
“Papai é tão pão duro que não coloca comida na mesa, me manda varrer a casa todo dia, nem dá tempo para estudar… Vive correndo atrás de um rabo de saia, ele não cuida de mim, sinto falta da mamãe…”, desabafa Carlito.
Veja mais: resumo dos próximos capítulos de Alma Gêmea
O impacto das palavras de Carlito é tão grande que o juiz decide reconsiderar sua sentença, declarando que o restaurante deve ser devolvido a Olívia, e que a partilha dos bens será feita de forma justa. Além disso, Raul é condenado a pagar pensão para Olívia e seus filhos, em uma decisão que o deixa desesperado.
“Um bom pai paga pensão para criação dos seus filhos. O senhor não ama os seus filhos? Então terá que pagar pensão… Está encerrada a sessão”, decreta o juiz, encerrando o caso.