Desde o início em Alma Gêmea, Raul (Luigi Baricelli) demonstra ser um sujeito sem escrúpulos, sendo capaz de roubar a própria esposa, Olívia (Drica Moraes), deixando ela à beira da falência junto com a família. Depois, na maior cara de pau, ele finge ser um homem mudado, mas suas intenções não são nada nobres.
A principal obsessão de Raul é destruir Rafael (Eduardo Moscovis), e para isso, ele se alia à Cristina (Flávia Alessandra). Juntos, a dupla de vilões planejam convencer o mocinho a vender as terras do roseiral, um terreno valioso devido às jazidas de ouro presentes no local.
Cristina, inicialmente surpresa pela audácia de Raul, logo compreende suas intenções e não mede esforços para ajudá-lo. Enquanto a loira foca em manipular Rafael, Raul voltará a tramar contra Olívia. O crápula chegará a fazer a cabeça de Crispim (Emílio Orciollo), incitando o caipira a criar um escândalo no restaurante dela, sabendo que a ex-esposa deve dinheiro a ele — uma dívida que o próprio vilão provocou ao roubá-la.
Durante o confronto no restaurante, Raul faz questão de estar presente para manipular a situação a seu favor. Ele faz a maior cena, “protegendo” seus filhos e, num gesto calculado, finge ser um pai protetor na frente de um poderoso juiz da cidade, ganhando sua simpatia. Até mesmo seus filhos ficam confusos com a performance de Raul, sem entender suas verdadeiras intenções.
Veja mais: resumo dos próximos capítulos de Alma Gêmea
Raul dá sequência ao seu plano chantageando Olívia. Ele afirma que se ela voltar para casa e lhe der sociedade no restaurante, ele pagará todas as suas dívidas, o que deixa a mulher balançada, já que ela não tem muitas alternativas.
No entanto, nem todos estão dispostos a cair nas manipulações de Raul. Mirela (Cecilia Dassi), a filha mais velha de Raul e Olívia, começará a perceber a verdadeira natureza do picareta e vai se tornar uma aliada importante para sua mãe na luta contra o vilão.