Em Alma Gêmea, José Aristides (André Gonçalves) e Serena (Priscila Fantin) finalmente se reencontram, mas circunstâncias inesperadas. O indígena sofre bastante para se adaptar à vida longe da aldeia. Sem um lugar fixo para viver e sem trabalho, ele se vê forçado a sobreviver na cidade, onde a única forma de sustento é pegar comida escondida no sítio de Crispim (Emílio Orciollo Netto) e Mirna (Fernanda Sousa).
Para se integrar na “civilização”, ele abandona suas tradicionais pinturas e adornos, mantendo apenas um colar de contas escondido sob a camisa como uma lembrança de sua origem, e passa a observar a mocinha de longe.
Porém, desconfiado da presença de um ladrão em sua propriedade, Crispim prepara uma armadilha para o índio, que acaba sendo pego pelo caipira e entregue à polícia. Quando é levado à delegacia, José Aristides solicita ao delegado que chame Serena.
O encontro entre os dois é carregado de emoção, com Serena se surpreendendo ao ver o amigo preso. Com um coração generoso, ela garante ao delegado que José Aristides é uma boa pessoa e que não causará mal a ninguém.
Veja mais: resumo dos próximos capítulos de Alma Gêmea
Graças à intervenção de Serena, que pede a liberação de José Aristides, e ao fato de que Crispim não ter registrado uma queixa formal, o índio é libertado. Assim, ele segue para a pensão onde Serena e Hélio (Erik Marmo) moram, tentando começar um novo capítulo em sua vida.
Exibida originalmente pela Globo entre 2005 e 2006, Alma Gêmea foi escrita por Walcyr Carrasco, com direção de Fred Mayrink e Pedro Vasconcelos, e direção de núcleo de Jorge Fernando. O elenco principal contou com nomes como os de Priscila Fantin, Eduardo Moscovis, Flávia Alessandra, Ana Lúcia Torre, Elizabeth Savalla, Walderez de Barros, Drica Moraes e Malvino Salvador.