Desde o início em Alma Gêmea, Raul (Luigi Baricelli) demonstra ser um golpista de mão cheia, sempre em busca de levar vantagem, sem se importar com as consequências disso para os outros. Ele não só deixa Olívia (Drica Moraes) na pior, mas também engravida Dalila (Fernanda Machado), causando um grande tumulto na vida dela e na da sua família.
A verdadeira identidade do pai do filho de Dalila é um segredo que só será revelado na reta final da novela, e provocará ainda mais confusão. Inicialmente, todos acreditavam que Roberval (Rodrigo Phavanello) era o pai, mas a verdade vem à tona, desmascarando Raul.
A revelação sobre Raul levará a um confronto violento. Vitório (Malvino Salvador), Hélio (Erik Marmo), e Osvaldo (Fulvio Stefanini) descobrem suas mentiras e decidem ir atrás do crápula. Assim, Raul acaba levando uma surra daquelas, pagando caro por suas ações. Roberval, ainda mais indignado, também acerta as contas com Raul, dando uma surra no vilão, assim como Olívia.
Cristina (Flávia Alessandra) também terá participação na queda de Raul. A vilã passará a chantagear Raul, exigindo uma grande quantia de dinheiro que ele desviou da floricultura de Rafael (Eduardo Moscovis). Caso ele não entregue o dinheiro, ela ameaça contar tudo a Rafael. Enquanto isso, Dalila, sabendo da história, decide finalmente entregar o ex-amante para o protagonista.
Veja mais: resumo dos próximos capítulos de Alma Gêmea
Dalila revela a Rafael que Raul alterou os livros-caixa da floricultura, levando à demissão injusta de Abílio (Ronnie Arruda). Raul ainda será traído por sua comparsa Terezinha (Andrea Avancini). Quando ele a procura para pegar suas economias e fugir da cidade, a mulher também decide entregá-lo para a polícia.
Terezinha até atende ao pedido de Raul, mas logo em seguida o denuncia, fechando o cerco ao golpista. Sem ter como fugir, o crápula é preso e acaba seus dias atrás das grades, pagando por todas as suas maldades e golpes.