Em Alma Gêmea, Rafael (Eduardo Moscovis) e Serena (Priscila Fantin) terão um desfecho trágico, mas emocionante. Após uma série de atrocidades cometidas por Cristina (Flávia Alessandra), os dois acabarão morrendo, mas ficarão juntos em outra vida.
Tudo começa quando Cristina sequestra Dalila (Fernanda Machado) e sua filha, Clarinha. A intenção inicial é se vingar de Roberval (Rodrigo Phavanello), que testemunhou contra a vilã. No entanto, Serena decide se sacrificar, trocando de lugar com Dalila e é levada ao cativeiro junto com Terê.
Desesperada, Dalila procura Rafael e revela a troca que Serena fez para salvá-la. Quando o telefone toca, Rafael atende e reconhece a voz de Ivan exigindo as joias da família para libertar a mocinha. “Só entregarei as joias quando eu tiver certeza de que a Serena ficará livre. A Serena e o Terê”, afirma ele.
Assim, Rafael se encontra com os capangas de Cristina para a troca, mas o plano falha. Ivan foge com um pacote falso, e Cristina, furiosa, leva Serena para a mansão. Quando Rafael e a polícia chegam ao cativeiro, Terê revela o paradeiro de Serena. Na mansão, Cristina tem um surto de ódio e tenta matar Serena, mas Rafael se coloca na frente do tiro, se sacrificando para salvar sua amada.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Alma Gêmea
“Eu não posso ir, eu não quero ficar longe de você. Eu te amo”, diz Rafael, gravemente ferido. Nesse momento, Serena começa a passar mal, mas finalmente compreende a sua missão. “O sopro no coração existe, porque meu coração não suporta te perder. Era esse o mistério. Agora eu sei qual é a minha missão… Eu voltei para te esperar, e ir com você, meu amor. Juntos para sempre. Eu te amo”, explica ela. Assim, os dois se beijam uma última vez antes de morrerem, lado a lado.
Logo depois, as almas de Rafael e Serena caminham até uma gruta, onde aparece as várias reencarnações que tiveram ao longo dos séculos. Na sequência, em uma passagem de tempo, uma garotinha surge em um parque em São Paulo e conhece um menino chamado Rafael, indicando que o casal reencarnou e se encontrou novamente em uma nova vida.