Alma Gêmea chegará ao fim com grandes reviravoltas, especialmente para Ivan (Thiago Luciano). O mordomo da mansão de Rafael (Eduardo Moscovis) terá um destino trágico, pagando caro por ter se tornado cúmplice das maldades de Cristina (Flávia Alessandra).
Trabalhando como mordomo para Rafael, ele logo se alia a Cristina, a vilã da trama. Seduzido por promessas de riqueza e poder, Ivan se envolve em diversos crimes a mando da vilã, tornando-se um parceiro fiel nas suas artimanhas. O irmão de Zulmira (Carla Daniel) é cúmplice em várias ações nefastas da loira, que tenta destruir Serena (Priscila Fantin) e Rafael (Eduardo Moscovis) para alcançar objetivos.
Nos últimos capítulos, Ivan começa a refletir sobre suas escolhas e se arrepende do rumo que sua vida tomou. Esse arrependimento, no entanto, vem tarde demais. Ele chega a encontrar as joias de Luna (Liliana Castro), que Cristina tanto desejava, mas apesar de tentar consertar seus erros, o mordomo não consegue escapar das consequências dos seus atos.
Veja mais: resumo dos próximos capítulos de Alma Gêmea
Ivan acaba sendo preso, e termina a novela atrás das grades. O mordomo, que tanto almejava poder e riqueza, terminará seus dias de forma triste e solitária, pagando por cada crime cometido.
Enquanto ele enfrenta a justiça humana, Cristina terá um destino ainda mais aterrorizante. Nos momentos finais da novela, a vilã morre em um incêndio devastador na mansão de Rafael, e o próprio diabo, com quem ela fez um pacto, aparece para levá-la.
Exibida originalmente pela Globo entre 2005 e 2006, Alma Gêmea foi escrita por Walcyr Carrasco, com direção de Fred Mayrink e Pedro Vasconcelos, e direção de núcleo de Jorge Fernando. O elenco principal contou com nomes como os de Priscila Fantin, Eduardo Moscovis, Flávia Alessandra, Ana Lúcia Torre, Elizabeth Savalla, Walderez de Barros, Drica Moraes e Malvino Salvador.