Em Alma Gêmea, Dalila (Fernanda Machado) sofre uma grande desilusão com Raul (Luigi Barricelli), e grávida do crápula, decide mentir sobre a paternidade de seu bebê, alegando que Roberval (Rodrigo Phavanello) é o pai.
Apaixonado de verdade por Dalila, Roberval propõe se casar com ela, mas faz um acordo, prometendo que não encostará na jovem após o casamento, desde que ela se comprometa a não procurar mais Raul.
Apesar da promessa, Dalila, ainda apaixonada por Raul, fica triste no dia do casamento. A cerimônia será marcada por um grande tumulto quando Raul invade a igreja, mas o casamento continua como planejado.
Dalila mantém distância de Roberval, chegando ao ponto de estender um varal na cama de casal para dividir o espaço. Ela rejeita suas tentativas de aproximação e o ridiculariza por ter se casado com ela sabendo que não é o pai do bebê, chamando o rapaz de trouxa. Logo depois, a jovem recebe uma proposta para trabalhar junto com Raul e fica animada com isso, o que frustra ainda mais Roberval.
A virada na vida dos dois só vem após o nascimento de Clarinha. Roberval assume a paternidade da menina como prometido, e o amor que ele demonstra pela criança é o que amolece o coração de Dalila.
Veja mais: resumo dos próximos capítulos de Alma Gêmea
Com o tempo, ela se cansa de sofrer nas mãos de Raul, reconhecendo o valor e a bondade de Roberval. No desfecho da novela, Dalila finalmente decide abandonar seu amor tóxico por Raul e aceita a felicidade ao lado do marido.
Exibida originalmente pela Globo entre 2005 e 2006, Alma Gêmea foi escrita por Walcyr Carrasco, com direção de Fred Mayrink e Pedro Vasconcelos, e direção de núcleo de Jorge Fernando. O elenco principal contou com nomes como os de Priscila Fantin, Eduardo Moscovis, Flávia Alessandra, Ana Lúcia Torre, Elizabeth Savalla, Walderez de Barros, Drica Moraes e Malvino Salvador.