O Canal Viva continuará apostando em novelas do autor Manoel Carlos em sua grade de programação. Após o sucesso de História de Amor e Páginas da Vida, que foram exibidas recentemente, a emissora apostará em Viver a Vida, protagonizada por Tais Araújo. A trama substituirá América no dia 22 de julho.
A novela marca a escalação da primeira Helena negra, vivida por Tais Araújo. Apesar da novidade, o papel da atriz foi rejeitado quando a atração foi ao ar pela primeira vez na Globo. Em contrapartida, o drama de Luciana (Alinne Moraes), filha de Marcos (José Mayer), ganhou destaque e ofuscou a história da protagonista.
Em entrevista à revista Piauí no ano passado, Tais falou sobre as críticas que recebia durante a novela e contou que “lia as páginas do roteiro sem enxergar nada”. Ela também afirmou que “não conseguia encontrar a personagem”, entrando em total desespero.
A atriz também confessou que ficou tão decepcionada que chegou a tomar um porre e, no outro dia, não conseguir trabalhar. “A culpa não foi minha. Ou não foi exclusivamente minha. Eu fui espinafrada e pensava que aquele era o fim da minha carreira. Todo mundo caiu na questão de tratar a personagem como branca, acreditando na democracia racial, de que somos todos iguais. Não é assim na rua, pois o Brasil é racista. Ficou inverossímil”, arrematou.
A trama central acompanha a história de Helena (Taís Araújo), uma renomada top model internacional que, no auge da carreira, por volta dos 30 anos, decide deixar sua profissão para se casar com o sedutor Marcos (José Mayer), empresário do ramo hoteleiro, por quem se apaixona profundamente. Ele é 20 anos mais velho, recentemente divorciado da ex-modelo Teresa (Lilia Cabral) e pai das jovens Luciana (Alinne Moraes), Isabel (Adriana Birolli) e Mia (Paloma Bernardi) – esta última, filha adotiva.