Em Alma Gêmea, o primeiro encontro entre Rafael (Eduardo Moscovis) e Serena (Priscila Fantin) não é dos melhores, já que a protagonista acaba entrando na estufa dele sem a sua autorização, o que o deixa irritado. O mocinho, no entanto, já fica intrigado com o fato da rosa branca que ele batizou em homenagem à Luna (Liliana Castro) ter florescido logo após ser tocada pela índia.
Cristina (Flávia Alessandra), no entanto, não simpatiza com Serena e tenta colocar mais lenha na fogueira para provocar logo a demissão da nova empregada. Sabendo que Rafael não permite que ninguém entre no antigo ateliê de Luna, ela pede que Serena vá até o local para limpá-lo, contando que o protagonista a flagre lá e a mande embora.
Assim, Serena entra no ateliê e começa a mexer nas teclas do piano. Logo depois, Rafael aparece no local. No entanto, ele acabará vendo a sua falecida esposa através da índia.
Rafael acredita que Serena é a reencarnação de Luna
Sem pensar muito, ele beija Serena, que fica assustada e corre para fora do ateliê. Rafael irá atrás dela e tentará entender o motivo da sua fuga. Ainda assustada, a índia explicará que, em sua aldeia, quando um homem beija uma mulher, significa que eles ficarão juntos para sempre, e que ela não gostou nenhum pouco da atitude dele.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Alma Gêmea
Rafael pede perdão, mas tenta se justificar, afirmando que tem se sentido muito sozinho desde a morte da sua esposa. O protagonista, no entanto, fica empolgado e crente que Serena é a reencarnação de Luna, especialmente depois que a mocinha contar que via a rosa branca que está na estufa dele desde criança.
Exibida originalmente pela Globo entre 2005 e 2006, Alma Gêmea foi escrita por Walcyr Carrasco, com direção de Fred Mayrink e Pedro Vasconcelos, e direção de núcleo de Jorge Fernando. O elenco principal contou com nomes como os de Priscila Fantin, Eduardo Moscovis, Flávia Alessandra, Ana Lúcia Torre, Elizabeth Savalla, Walderez de Barros, Drica Moraes e Malvino Salvador.