Alma Gêmea tem início de forma intensa e trágica, quando Luna (Liliana Castro) acaba morrendo após ser baleada por Guto (Alexandre Barillari). O incidente ocorre quando o bandido, a mando de Cristina (Flávia Alessandra), tenta roubar as joias que Luna usava na saída do teatro, após ela fazer uma apresentação.
Porém, as coisas saem do controle quando Rafael (Eduardo Moscovis) intervém para evitar o assalto, o que resulta em um tiro que mata Luna e deixa o protagonista devastado.
A mocinha, no entanto, acaba reencarnando no corpo de uma indígena, chamada Serena (Priscila Fantin). Quando se torna adulta, ela parte para São Paulo e acaba conhecendo Rafael, com quem vive um novo romance.
Em meio a essa história de amor e mistério, Guto permanece em liberdade após a morte de Luna, já que conseguiu escondeu o rosto durante o crime. No decorrer da trama, no entanto, o bandido será preso injustamente por um crime envolvendo Ciro (Michel Bercovitch) e Ivan (Thiago Luciano).
Guto morre no tribunal
Atrás das grades, Guto esboça uma redenção, ameaçando desmascarar Cristina e sua mãe, Débora (Ana Lúcia Torre), pelo envolvimento na morte de Luna. As vilãs, no entanto, resolvem agir para evitar o pior.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Alma Gêmea
É nesse momento que Guto recebe na cadeia um sanduíche apimentado e um copo de suco, com veneno. Assim, ao ser levado ao tribunal, o bandido passa mal e acaba morrendo pouco antes de conseguir expor todas as maldades de Cristina e Débora.
Exibida originalmente pela Globo entre 2005 e 2006, Alma Gêmea foi escrita por Walcyr Carrasco, com direção de Fred Mayrink e Pedro Vasconcelos, e direção de núcleo de Jorge Fernando. O elenco principal contou com nomes como os de Priscila Fantin, Eduardo Moscovis, Flávia Alessandra, Ana Lúcia Torre, Elizabeth Savalla, Walderez de Barros, Drica Moraes e Malvino Salvador.