Em Paraíso Tropical, Joana (Fernanda Machado) ainda enfrentará muitos obstáculos antes de um final feliz da trama. A jovem acaba virando alvo de Cadelão (Ed Oliveira), que passa a persegui-la em busca vingança, mas ela será salva de forma inesperada por Jader (Chico Diaz).
Joana desperta a fúria de Cadelão depois que decide denunciar o crápula à polícia por extorsão. Após persegui-la, o criminoso a arrasta para um beco e a ataca de forma cruel e covarde, prometendo espancá-la até deixar a jovem completamente desfigurada.
Porém, Jader surge de surpresa e salva Joana, depois que uma amiga da filha o alerta sobre o perigo que ela enfrenta. Para proteger Joana, Jader dá uma facada em Cadelão e a tira rapidamente dali.
Jader mata Cadelão para salvar Joana
Mesmo ferido, Cadelão vai atrás dos dois. “Perdeu, otário”, dirá ele. Porém, Jader consegue desarmar o sujeito e descarrega a arma dele. “Quem perdeu foi tu, cumpade! Tu nunca mais vai chegar perto da minha filha!”, responderá o cafetão.
Veja também: Resumo da novela Paraíso Tropical
Jader esboça ir embora rapidamente, mas Joana se oferece para testemunhar em seu favor, alegando legítima defesa. No entanto, o cafetão se recusa, dizendo que um homem como ele não pode se entregar às autoridades. “Te cuida, filha”, falará ele, indo embora, enquanto Joana é levada para o hospital.
Logo depois, a jovem recebe a notícia de que está grávida e finalmente tem um final feliz junto com Cássio (Marcello Antony).
Criada e escrita em 2007 por Gilberto Braga, a novela, de 179 capítulos, é protagonizada por Alessandra Negrini, Fábio Assunção, Tony Ramos, Glória Pires, Wagner Moura, Camila Pitanga, Marcello Antony e Vera Holtz. A direção é de Amora Mautner, Roberto Vaz, Maria de Médicis, Cristiano Marques, José Luiz Villamarim e Dennis Carvalho — estes dois últimos também na direção geral.