A Record voltará apostar na sua última superprodução: a novela Gênesis, protagonizada por Juliana Boller e Carlo Porto. A emissora dos bispos definiu que a novela voltará para sua grade de programação a partir de fevereiro.
A emissora, no entanto, ainda não divulgou o horário exato de exibição, mas a reprise pode substituir tanto Quando Chama o Coração quanto Pecado Mortal, duas tramas que também estão em reprise, mas com seus capítulos originais reduzidos.
Com 220 capítulos, a obra escrita por Camilo Pellegrini, Raphaela Castro e Stephanie Ribeiro inovou ao ser dividida em sete fases, que retratam os momentos significativos do livro bíblico Gênesis.
Audiência expressiva
Na exibição original, que ocorreu de janeiro a novembro de 2021, Gênesis se destacou como a última trama bíblica da Record a atingir uma média de dois dígitos de audiência, alcançando 12,5 pontos.
A trama conseguiu cativar o público ao narrar de forma impactante os episódios marcantes do livro sagrado, e se consolidou como um sucesso no canal, que seguia investindo em produções bíblicas, mesmo com o desgaste e sem atingir um sucesso significativo depois do fenômeno Os Dez Mandamentos (2015).
Na sua primeira fase, Gênesis aborda a criação do mundo, o Jardim do Éden, a história de Adão e Eva, e a queda da humanidade. Na segunda fase, O dilúvio e a construção da Arca por Noé para salvar a humanidade e os animais; na terceira, a tentativa da humanidade de construir uma torre para alcançar o céu e a confusão de línguas.
Na quarta fase, a narrativa foca em Abraão, o patriarca escolhido por Deus, e sua jornada de fé. Na quinta fase, o destaque é para Jacó e sua luta com Deus, além das histórias envolvendo seus filhos, especialmente José. Na penúltima fase, a emocionante saga de José, vendido como escravo pelos próprios irmãos e, posteriormente, se tornando uma figura importante no Egito. A última fase segue o desfecho da história de José, sua reconciliação com a família e o reencontro com o pai, Jacó.