A morte de Dona Branca (Dacia González) será muito dolorosa para Lúcio (Eric del Castillo). Afinal, a longa e duradoura história de amor do casal foi interrompida por uma explosão criminosa. Quem orquestrou foi Ramiro (Salvador Zerboni), mas seu cinismo chegará a um ponto extremo quando ele decidir aparecer no velório de Branca. Lúcio o acusará pela morte da esposa e um tumulto será iniciado.
Veja também – Resumo Abismo de Paixão: capítulos da novela de 19/12 a 19/01/2024
Lúcio acusa Ramiro
Branca será velada na principal igreja da cidade. O local estará cheio, tendo em vista que ela era a principal costureira da região e sempre foi muito querida por todos. Lúcio estará inconsolável, mas ouvirá uma conversa entre Damião (David Zepeda) e Bráulio (Francisco Gattorno). O funcionário dos Arango dirá que há suspeitas de que a explosão foi criminosa.
Veja também – Abismo de Paixão: Padre Lupe descobre que mãe de Gael voltou para o povoado
Sem dizer uma palavra, Lúcio vai até o caixão onde está o corpo da esposa e chorará bastante. Entretanto, quando olhar para o lado, perceberá que Ramiro está presente. “Seu Lúcio, vim lhe oferecer as minhas mais profundas condolências pela morte da sua esposa“, dirá o vilão. Então, Lúcio gritará: “Assassino, maldito assassino! Eu sei que você a matou, mas eu vou te fazer pagar pelo seu crime, porque você vai pagar, seu infeliz desgraçado!“.
Lúcio tem razão
Ramiro ficou sabendo que Lúcio voltará e que ele deve perder o poder na processadora dos Arango. A reação inicial dele foi agir aparentemente de maneira racional. No entanto, Ramiro atuou na surdina para que Lúcio pague o preço por enfrentá-lo. Ramiro teve uma conversa com Horácio, onde encomendou um serviço. Ele pediu que o homem acabe com Lúcio. A forma encontrada foi atacá-lo através de Dona Branca.
Veja também – Abismo de Paixão: Florência decide colocar chifre em Damião com o filho do Dr. Edmundo
“Preciso que você me faça um favor muito especial e, além de tudo, ainda vai garantir um dinheiro extra“, disse Ramiro para Horácio. Mas, ele se recusou, pois já bastam os favores que Ramiro costuma pedir. Também, acrescentou que está querendo mudar de vida e que não quer se envolver nas sujeiras de Ramiro. Finalmente, Ramiro pegou Horácio com violência e o pressionou contra uma grade para dizer que ele é obrigado a fazer o serviço.