Petra (Debora Ozório) é quem vai colocar ordem na casa e, assim, apaziguar os ânimos exaltados entre Antônio (Tony Ramos) e Irene (Glória Pires) em Terra e Paixão. De volta à residência, a jovem fará questão de sair em defesa da mãe, colocar o machismo do pai de lado e, então, se dispor a ajudá-la no que precisar na trama de Walcyr Carrasco.
Vale lembrar que a ex de Luigi (Rainer Cadete) pediu para sair da clínica onde estava internada justamente para cuidar da saúde mental. Será, portanto, após uma temporada em tratamento que ela surpreenderá a família ao se posicionar diante do divórcio deles. Na ocasião, a garota sugerirá a ambos para que entrem em comum acordo na tentativa de por um fim em definitivo no casamento que durou três décadas.
“Isso tem que ser feito de maneira civilizada e respeitosa”, afirmará a personagem de Debora Ozório, que seguirá com o seu discurso: “Acho que, em nome de todos os anos que vocês viveram juntos, essa separação tem que ser amigável e justa. Ninguém precisa sair machucado”.
Depois, a moça ficará sabendo que a vilã colocou chifre no fazendeiro e que o ricaço anunciou seu noivado com Agatha (Eliane Giardini), fato este que fará com que ela permaneça do lado da matriarca. “Como é que você dá um jantar pra apresentar a sua primeira mulher como sua futura esposa? Isso foi um desrespeito com a minha mãe”, disparará Petra, indignada.
++ Resumo dos próximos capítulos de Terra e Paixão
Em seguida, o personagem de Tony Ramos reclamará da decisão tomada pela herdeira e se recordará de que foi traído, fazendo com que Petra esnobe o vitimismo dele, além de mandar o mesmo agir como um homem honesto e ainda oferecer uma proposta para sua mãe sair de casa e recomeçar a vida dela com dignidade.