Em Mulheres Apaixonadas, Marta (Marly Bueno) não engoliu o fato de Gracinha (Carol Castro) ter engravidado de Cláudio (Erik Marmo) e acusou a jovem de aplicar o golpe da barriga para se dar bem na vida. Aliás, a dondoca será capaz de sugerir que a personagem interrompa a gestação e aborte, só para não ter o prazer de ter um neto com origem humilde.
A princípio, Marta verá Gracinha transitando por dentro de sua casa e exigirá que ela se recolha. “Eu não sabia que estava proibida de sair da ala dos empregados”, dirá a personagem de Carol Castro. “Não está proibida, mas se quer transitar por dentro da minha casa, use pelo menos uma roupa adequada, um uniforme de empregada”, bradará a mãe de Cláudio.
Em seguida, Marta exigirá que Gracinha limite-se a andar por alguns cômodos da casa e perguntará se ela já decidiu o que vai fazer da vida. “Eu estive conversando com o Claudio…”, falará, mas será interrompida: “conversando o que com o meu filho?”, gritará. “Não envolva o Cláudio mais nessa história, Gracinha. Já basta!”, exigirá a vilã.
Em seguida, Marta dirá que Gracinha faria um grande favor indo embora de sua casa. “Se for o caso eu lhe dou um dinheiro para ir morar longe daqui”, opinará. Em seguida, Gracinha, desanimada com a pressão, sairá ofendida para o quarto.
A novela foi escrita por Manoel Carlos e protagonizada por Christiane Torloni, José Mayer, Tony Ramos, Susana Vieira, Giulia Gam, Marcello Antony, Helena Ranaldi e Dan Stulbach, em 203 capítulos originais.