Em Terra e Paixão, depois de escapar por pouco da morte pelas mãos cruéis de Irene (Gloria Pires), Cândida (Susana Vieira) acabará morrendo na frente de Antônio (Tony Ramos). Com sua saúde frágil e o medo de ser assassinada pela vilã, a cafetina decidirá chamar o fazendeiro para revelar um segredo de Agatha (Bianca Bin).
A mulher já estará acamada e pedirá que chamem o vilão para se despedir. “Eu não podia partir sem falar com você, Antônio. Sempre foi um amigo… Eu sei muito bem da sua fama, os absurdos que cometeu”, iniciará ela. “Você me chamou aqui para criticar? Guarde suas palavras, velha teimosa. Você também tem uma reputação e cometeu coisas terríveis”, responderá o fazendeiro.
Cândida debochará da provocação: “Esse é o Antônio de quem eu sempre gostei. Com a resposta na ponta da língua. Eu sei que estou partindo…”. “Só não vá embora sem resolver um peso que tenho no coração”, pedirá o vilão, completando que nunca entendeu a ligação dela com Agatha e que sabe que a ex-namorada não era uma prostituta.
Cândida confirmará: “Não foi. Nem teria talento pra isso. Eu a ajudei quando… Quando a família mandou ela vir morar na cidade, ela estava desnorteada… Ajudei como pude”. Antônio expressará todo o seu amor pela primeira mulher, e Cândida tentará revelar o segredo da amiga: “Preciso te dizer… Você culpa o Caio pela morte da mãe”.
Cândida morre antes de revelar segredo para Antônio
Antônio começará a se emocionar. “Ela morreu durante o parto… Esse filho foi o responsável por sua morte”, acusará ele. Com dificuldade para respirar, a cafetina tentará prosseguir: “Não, há algo que você precisa saber… Agatha nunca poderia ter engravidado porque… Exatamente, ela…”.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Terra e Paixão
Cândida, então, começará a tossir, e Antônio acabará perdendo a paciência: “Você está tentando defender o Caio… Esse filho ingrato que quer me processar. Você quer defender alguém que não merece”. “Não, não há culpado pela morte de Agatha. Ela se arriscou… Mas sabia que estava se arriscando”, falará ela.
Antônio exige que Cândida se explique, mas ela fará um gesto mostrando que não consegue mais falar. “Eu… Agatha… Você… Caio…”, sussurrará a veterana. Antônio finalmente notará que ela está morrendo e gritará por um médico. Cândida apertará sua mão. “Adeus… Tive uma vida maravilhosa, parto com alegria… Obrigada, vida!”, dirá ela em suas últimas palavras.