Em O Rei do Gado, a relação de Rafael (Pedro Oliveira) com Zé do Araguaia (Stenio Garcia) e Donana (Bete Mendes) seguirá repleta de dilemas e causando muita dor de cabeça para todos. Acontece que Donana decidiu adotar o garoto sem saber que ele é filho biológico de Zé, fruto de uma traição. Para piorar a situação, o garoto indígena não vai com a cara da mulher e a rejeita de imediato, deixando o capataz da fazenda de Bruno (Antonio Fagundes) de cabelo em pé.
Donana bem que vem tentando ter uma aproximação com o garoto, mas não tem muito sucesso. Ao vê-lo pescando no rio, a empregada decide levar leite e um sanduíche para ele. “Tá gostando daqui, não é mesmo?”, questiona ela, mas não tem resposta dele. “Por que que ocê não fala comigo? É porque ocê não gosta de mim?”, insiste a mulher.
Preocupado, Zé se aproxima, quando o garoto consegue flechar um peixe na água e vibra, chamando o capataz de “pai”. Donana se surpreende, mas o homem desconversa. “Ele deu pra me chamar assim agora”, dirá ele. “E comigo não fala”, reclamará ela, intrigada.
Zé conversa com Rafael para se aproximar de Donana
Mais tarde, enquanto lava a roupa, Donana demonstra tristeza por ser ignorada por Rafael. “Fiz promessa para ter um filho pra nós dois e o filho ficou só pra ele. Por causa de que que esse menino não gosta de mim, fica lá grudado com o Zé. E eu continuo sozinha aqui no meu canto”, diz ela a si mesma.
Veja também: Resumo dos capítulos da novela O Rei do Gado
Um pouco mais afastado, Zé do Araguaia decide chamar o filho para conversar. “Olha, seu Rafael do Araguaia, você precisa dar uma maneirada aí, ficar mais bonzinho com a Donana. Você não conversa com ela, diacho”, falará o capataz. O garoto deixa claro que não gosta dela, mas não explica o motivo, apesar de afirmar que deseja ficar na fazenda.
O peão, então, avisa que para isso ele terá de tratar Donana bem. “Fica sabendo que daqui pra frente, ela é sua mãe”, avisará Zé. “Não é. Eu não gosto dela, eu não gosto de mãe, eu não quero ter mãe nenhuma”, falará o pequeno, deixando o capataz sem saber o que fazer.