Em O Rei do Gado, Zé do Araguaia (Stênio Garcia) decide ir em busca do seu filho bastardo, o pequeno índio Uerê (Pedro Oliveira), mas vai se surpreender com uma reação inesperada do menino.
O capataz de Bruno Mezenga (Antonio Fagundes) pretende levar o garoto para ser adotado junto com Donana (Bete Mendes), sem que a mulher saiba que ele é filho biológico do marido, fruto de uma traição. Acompanhado por Bruno, Zé chega na aldeia e é recebido com hostilidade pela índia Magu (Regina Dourado), avó de Uerê, que os observa de cara fechada, escondida atrás de uma árvore.
Zé, no entanto, consegue permissão para entrar na tribo e vai até a oca de Magu para buscar o menino. Ao fazer o pedido, Magu nega e diz que Zé Araguaia não tem filho. Ela se enfurece e os expulsa do local.
Mais tarde, há uma roda de dança dos índios e Uerê aparece. O menino vê Zé do Araguaia e corre até ele gritando “pai”. Mas, ao perceber a presença de Bruno, que Zé apresenta como amigo do pai, o menino fica furioso e foge para os braços da avó.
Índia Magu não quer entregar o seu neto para Zé
Ao tentar convencer Magu a deixar Uerê ir com ele, Zé não obtém sucesso. No barco de volta para casa, Bruno comenta que o menino é um bicho do mato e que será difícil tirá-lo de Magu. Zé concorda, mas culpa Magu pelo comportamento do garoto, chamando-a de “bruxa”, mas promete que ainda irá ficar com ele. “Eu vou pegar o meu filho de qualquer maneira”. Bruno sugere que ele use o laço para isso.
Veja também: Resumo dos capítulos da novela O Rei do Gado
Na aldeia, Uerê pergunta para a avó quem era o tal amigo do pai e o que foram fazer lá. Magu responde que eram “gente estranha” que vieram buscar Uerê. O menino diz que não vai com eles, e Magu garante que não irá permitir isso.