O atentado que Guerra (Humberto Martins) e Cidália (Cassia Kis) sofrerão acabarão levantando várias suspeitas sobre quem possa ter sido o autor do crime que explodiu o carro em que os dois estavam em Travessia. E uma dessas trata-se de Moretti (Rodrigo Lombardi), o qual acabará ficando na mira da polícia e será convidado a depor sobre o ocorrido na trama de Glória Perez.
Tudo terá início depois que Guida (Alessandra Negrini) prestar seu depoimento contra o personagem de Rodrigo Lombardi acerca do hackeamento do casarão de São Luis, no Maranhão. Depois disso, Guerra e Cidália retornarão para casa, mas, no meio do caminho, uma bomba-relógio explodirá, fato este que resultará na perca do controle do automóvel por parte do empresário, que capotará o veículo e deixará ambos entre a vida e a morte.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Travessia
Enquanto isso, o vilão poderá ser visto na casa de Stênio (Alexandre Nero) comemorando a notícia da explosão com bastante alegria. Isso, no entanto, fará com que o advogado suspeite da participação de seu cliente no ocorrido, assim como também Helô (Giovanna Antonelli), que o intimará a comparecer à delegacia para prestar sua versão em relação ao caso.
“Capítulo 100 é uma tradição entre autores de novelas, é quando a gente dá as grandes viradas na trama. Em Travessia, o atentado contra Guerra e Cidália é o pontapé inicial de uma série de acontecimentos que movimentam a história. A acusação de que Brisa sequestrou crianças é uma delas. É a partir daí, por exemplo, que conheceremos o parente de sangue da protagonista, que está prestes a enfrentar o momento mais turbulento de sua vida, como adiantou a cigana no capítulo da última segunda-feira”, descreveu a autora em sua sinopse.