Com a mais pura intenção de fazer as pazes com José Mendes (Sergio Guizé), Tertulinho (Renato Góes) decidirá procurar o meio-irmão a fim de dar sua versão sobre o que de fato aconteceu naquele dia em que o advogado abandonou o ex-vaqueiro na estrada, após um grave acidente de carro sofrido pelos dois, em Mar do Sertão. Porém, como não é bobo, o protagonista deixará claro que não acredita nas palavras do parente na trama de Mario Teixeira.
“A gente precisa conversar”, avisará o filho de Deodora (Debora Bloch), que foi o responsável por se passar por primo do pai de Manduca (Enzo Diniz) e autorizar os médicos do hospital onde ele estava internado a desligarem os aparelhos que o mantinham vivo. A intenção do vilão era de ficar com o caminho livre para se casar com Candoca (Isadora Cruz). “Eu não tenho nada pra falar com você, cabra!”, rebaterá o mocinho, sem paciência.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Mar do Sertão
Mesmo assim, o personagem de Renato Góes insistirá para ser levado a sério. “Eu não tentei te matar! Foi tudo um grande engano, rapaz. Eu te levei pro hospital, isso sim, e depois não tive mais notícias… Achei que tu tinha morrido!”, mentirá o cínico, na cara dura. Contudo, o filho de Tertúlio (José de Abreu) não cairá na dele.
“O que me deixa mais decepcionado não é só o que tu fez a mim, Tertulinho, mas por não ter conseguido pensar numa mentira melhor, caso me encontrasse com vida”, alegará o personagem principal, que seguirá: “Eu não acredito em nada que sai da tua boca, mas o que lamento mesmo é Candoca e meu filho estarem envolvidos nesse enredo de falsidade!”.