As novelas fazem parte do imaginário popular e estão no favoritismo dos brasileiros. O sucesso de algumas tramas acaba sendo tão grande, ao ponto que são criadas produções derivadas.
Veja também – Incorporou espírito: Experiência sobrenatural vivida por ator durante gravação de novela repercute até hoje
É o caso, por exemplo, de novelas que tiveram seus personagens e histórias principais sendo reutilizadas para se tornarem filmes. Citaremos alguns casos a seguir. Acompanhe:
Fina Estampa
Reprisada no auge da pandemia, Fina Estampa (2011) fez tanto sucesso ao ponto que foi reprisada mundialmente, ganhou remakes e um de seus personagens acabou se destacando. Marcelo Serrado interpretou Crô, mordomo de Tereza Cristina (Christiane Torloni), e passou a ser um dos favoritos do público.
Por conta de sua forte aceitação, criou-se um longa-metragem no ano de 2013 focado exclusivamente na história de Crô. O filme teve boa bilheteria, ao ponto que recebeu uma continuação em 2018.
Veja também – Das telinhas para os palcos: Veja cinco novelas que fizeram sucesso na TV e também nos teatros
Carrossel
Diante do fenômeno do remake brasileiro de Carrossel, o SBT resolveu fazer uma versão da novela para as telonas. Carrossel: O Filme entrou em cartaz no ano de 2015, com o mesmo elenco original do folhetim infantil.
A Professora Helena, interpretada por Rosanne Mulholland, foi a única que não esteve no longa. Aproveitando o sucesso, o filme teve uma segunda versão pouco tempo depois, intitulada Carrossel 2: O Sumiço de Maria Joaquina.
Veja também – Dívidas, problemas na Justiça e mais: Saiba o drama do ex-galã global que acaba de ser despejado
Senhora do Destino
O caricato Giovanni Improta, personagem de Senhora do Destino interpretado pelo ator José Wilker, também acabou originando um filme focado em sua história. Dez anos depois do fim da novela, o longa sobre Giovanni estreou.
Além de atuar, José Wilker também fez questão de dirigir o filme. A comédia arrecadou uma bilheteria quase perto da marca dos 2 milhões de reais e foi exibido nas principais telas de cinema do país.
Veja também – Adeus doloroso: Criadora de Malhação começou carreira catando lixo e teve fim inesperado
Os Dez Mandamentos
Novela originalmente exibida pela Record, Os Dez Mandamentos foi editada e os capítulos compactados em um único longa com 120 minutos de duração. A trama adaptou os relatos bíblicos originais e foi escrita por Vivian de Oliveira.
Nos cinemas, Os Dez Mandamentos teve uma das maiores bilheterias da história do país, com boa parte dos ingressos adquiridos pela Igreja Universal para ofertar gratuitamente aos seus fieis. Estima-se que foram arrecadados mais de 116 milhões de reais com a exibição do filme, tanto no Brasil, quanto em outras partes do mundo.