Em Mar do Sertão, Xaviera (Giovana Cordeiro) vai mesmo enfrentar uma série de infortúnios que fará sua vida ir de mal a pior. Quando a bela imagina que sua vida começa a entrar nos eixos, sofre um novo golpe que faz tudo ir por água abaixo.
No olho da rua, Xaviera sofrerá com as perseguições de Vanclei (Marcello Melo Jr), que deixará a situação da ex ainda pior ao pedir para que roubem as malas dela. Tudo isso faz parte de uma estratégia do playboy para pressioná-la a aceitar participar com ele de um golpe para colocar as mãos na fortuna de José Mendes (Sérgio Guizé). Ela, no entanto, se mostra mesmo arrependida do que fez do passado e prefere continuar na rua da amargura do que se unir novamente ao crápula.
Antes disso, a jovem já havia feito uma boa ação ao usar seus talentos como atriz para criar uma encenação com a ajuda de Timbó (Enrique Diaz) e convencer o pistoleiro Fubá Mimoso (Marco França) a não matar o seu ex-patrão. A estratégia surtiu efeito. A jovem não só fez o jagunço desistir do seu plano de matar José, como ainda o fez se arrepender dos crimes que já cometeu e se entregar ao delegado.
Xaviera tem novo gesto nobre, mas vai parar atrás das grades
Como se isso não bastasse, Xaviera terá um novo gesto nobre, mas acabará sofrendo ainda mais. Ela flagrará Joca (Miguel Venerabile) pegando uma broa escondida no bar de Janjão (Cosme dos Santos), mas fica com pena do garoto e decide assumir a culpa para defendê-lo.
Veja também: Armando contra Candoca, Sabá Bodó faz revelação bombástica sobre construção de hospital; saiba qual!
Apesar de não ser um crime tão grave, a jovem acabará sendo presa pelo furto, mas sem ter como pagar um advogado, permanecerá atrás das grades, se contentando por ter ao menos um lugar com teto para dormir. Xaviera, no entanto, não deverá passar muito tempo no xadrez, já que José, ao descobrir que sua ex-empregada está presa, vai ordenar que Firmino (Odilon Esteves) cuide do seu caso e tente libertá-la da prisão o quanto antes.
Vale destacar que Mar do Sertão é uma obra de Mario Teixeira, sob a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de Allan Fiterman.