Você sabia que a Globo quase teve uma novela bíblica, feita pelas mãos do criador de Pantanal? Isto aconteceu em 2016, quando Benedito Ruy Barbosa colocou na cabeça que queria fazer um folhetim que falasse sobre a ressurreição de Jesus Cristo.
Veja também – Fiasco total: Saiba qual novela precisou de pedido de desculpas ao público por ser tão ruim
De acordo com o colunista Daniel Castro em matéria publicada no ano de 2015, enquanto contribuía na escrita de Velho Chico (2016), o veterano teve a ideia de criar uma história que contasse o passo a passo da volta de Cristo à terra.
No entanto, isto seria feito sob um ponto de vista poético, diferentemente da abordagem feita pela Record. Nas novelas bíblicas da emissora dos bispos, baseia-se copiosamente ao período em que se passou a história.
Benedito queria fazer diferente e propôs uma sinopse de novela em que Jesus voltava nos tempos atuais, com a realidade de mundo que vivemos hoje em dia. Imediatamente, a Globo rejeitou a proposta.
Veja também – Cinco novelas brasileiras que ganharam remake mexicano
Um dos principais motivos alegados pelos chefões da emissora carioca teria sido a delicadeza dos temas. Por estarmos em um país completamente conservador, os brasileiros poderiam rejeitar a trama.
Isto porque, o autor de Pantanal queria que Jesus Cristo voltasse à terra sob a forma de uma pessoa comum, com os defeitos contemporâneos. Também, propunham-se núcleos abordando grupos nazistas e seres humanos clonados.
Veja também – Musa global se viu prestes a ter mão amputada e carreira interrompida após mordida de gato
Diante de tudo que foi colocado pelo renomado dramaturgo, a Globo achou melhor não arriscar e taxou a ideia como excêntrica. A resposta para o autor chegou através da Caixa de Entrada de seu e-mail.
Benedito Ruy Barbosa não teria gostado do retorno dado pelos executivos ao reprovar a sinopse de novela e não escondeu o quanto ficou chateado com a reprovação ao folhetim que ele pensou com tanto carinho.
Não foi a primeira rejeição que Benedito recebeu da Globo
Pantanal é um dos maiores exemplos da ousadia de Benedito Ruy Barbosa. Ele ofereceu a novela para a Globo por inúmeras vezes. Quando finalmente saiu do papel, a ideia foi engavetada sob um justificativa nada convincente.
Veja também – Inesquecíveis: Relembre cinco novelas de época que marcaram gerações
Diante do desdém com sua obra, o novelista ofereceu a novela para a extinta TV Manchete, que desenvolveu a trama e fez um sucesso estrondoso. Em diversas declarações públicas, o ex-todo-poderoso da Globo, Boni, disse ter se arrependido por ter rejeitado Pantanal.