Há inúmeros casos de atores que se formam e vão para o mercado apenas em vida adulta. No entanto, também existem aqueles que começam a aflorarem seus talentos ainda pequenos. Foi o caso de Ludmila Dayer, uma ex-atriz global.
Veja também – Ex-global que fez sucesso nos anos 80 teve carreira destruída após cometer roubo
Ela ficou conhecida por diversos trabalhos, tanto na TV, quanto no cinema e também na publicidade. Aos 10 anos, apareceu pela primeira vez em público ao participar do longa-metragem Carlota Joaquina, Princesa do Brazil.
Depois, fez uma rápida participação na primeira temporada de Malhação em 1995 e assim pôde estrear nas telinhas. Seu primeiro papel na teledramaturgia foi em Xica da Silva (1996), ao viver a Isabel Gonçalo.
Dois anos depois, a Globo viu seu potencial e a contratou para estrear em Corpo Dourado (1998). A novela não deu muita audiência, mas foi o suficiente para que a atriz trilhasse uma carreira na maior emissora do país.
Veja também – Fiasco total: Saiba qual novela precisou de pedido de desculpas ao público por ser tão ruim
Até que, na temporada 2000-2001 de Malhação, Dayer consegue um papel fixo interpretando a Joana, uma personagem de grande destaque e talvez a que lhe deu maior projeção nacional. Mas, não se sabe ao certo qual foi seu maior papel, uma vez que contracenar ao lado de José Wilker em Senhora do Destino (2004) lhe trouxe uma importância incontestável para a carreira.
Após o fim do contrato com a Globo logo ao término da novela de Aguinaldo Silva, as portas se abrem para que a atriz vá para o SBT e encarne a antagonista Sofia Trindade na novela Os Ricos Também Choram (2005).
Em 2006, decidiu investir todo o dinheiro que conseguiu arrecadar ao longo de sua extensa lista de trabalhos e criou uma produtora de cinema, a Lupi Productions em Los Angeles. Em 2013, Ludmila Dayer voltou ao Brasil para fazer uma participação na série Louco por Elas.
Veja também – Cinco novelas brasileiras que ganharam remake mexicano
Depois da última aparição na TV, ela ainda arriscou alguns papéis em filmes, mas parou de fazer participações em 2017. Enquanto isto, vivia sua vida comum de administradora de uma produtora como tem feito dos últimos anos para cá.
Doença de Ludmila Dayer
A vida da ex-atriz global mudou quando ela descobriu recentemente ter esclerose múltipla. Ludmila Dayer contou o diagnóstico aos seus seguidores na semana passada e, desde então, tem se debruçado em explicar sua nova realidade de vida.
“Não conseguia enxergar direito, minha fala não acompanhava os meus pensamentos, tinha problemas de memória e muitas dores no corpo“, explicou ela, que tenta frear o impacto da doença através de uma alimentação saudável e sem a presença de proteínas como a carne.
Os médicos lhe recomendaram injeções de vitamina duas vezes por mês, como forma de reforçar o sistema imunológico. Dayer tem compartilhado com seus fãs o quanto o apoio psicológico tem sido essencial nesta luta.
Veja também – Diante das câmeras: Veja quatro atores que morreram no meio das gravações de novelas
O esposo da ex-atriz é um empresário britânico e tem reservado uma parte de seu tempo para acompanhá-la durante o tratamento: “Se sentir amado, apoiado, mexe com todas as células do nosso corpo“.
“[…] Às vezes uma mensagem, uma ligação… Você já perguntou para alguém hoje se está bem? Se precisa de alguma coisa? Não é todo mundo que sabe pedir ajuda. Não deixe o mundo virtual tirar hábitos básicos da nossa vida e que nos fazem tão bem“, completou.