Em A Favorita, Flora (Patrícia Pillar) fará com que Irene (Glória Menezes) descubra que Gonçalo (Mauro Mendonça) a traiu durante anos. Ela decidirá colocá-lo contra a parede e questionará sobre a integridade do marido: “eu já sei de tudo Gonçalo”, começará ela.
A princípio, ela entrará no quarto para interrogá-lo. “Seu cínico, mentiroso, dissimulado”, esbravejará ela. “Do que você está falando?”, questionará ele, sem entender nada. “Da sua amante. Amélia Vieira, eu já sei de tudo Gonçalo. Não tente negar. Não prolongue essa mentira é baixo demais, é pequeno demais pra alguém que sempre posou como se fosse o homem de bem”, cravará a senhora.
Gonçalo, ao perceber que não tem saída, tentará enrolar. “Irene nada é tão simples como parece. Por favor, não tire conclusões precipitadas. Eu errei, eu fui fraco, me envergonho e me arrependo de ter agido como agi. Mas, em nenhum momento eu juro pela alma do meu filho”, disparará. “Não tente colocar alma do nosso filho nessa história imunda”, dirá ela.
Irene reclamará: “Ela era minha amiga, uma pessoa que frequentava essa casa”, disparará Irene. Ele ainda confessará que ficou com a mulher durante quatro anos. Revoltada, ela pedirá para ele não dizer mais nada e esbravejará que o odeia por tudo que ele a fez passar: “Eu te odeio”. Mesmo assim, ele continuará com suas explicações.
A trama foi escrita por João Emanuel Carneiro (mesmo autor de Avenida Brasil), protagonizada por Claudia Raia e antagonizada por Patrícia Pillar em 197 capítulos. A produção da Globo contou ainda com Mariana Ximenes, Cauã Reymond, Murilo Benício, Carmo Dalla Vecchia, Ary Fontoura e Giulia Gam no elenco principal.