Conforme você acompanhou aqui no Resumo das Novelas On, o remake de Pantanal deve abrir um caminho sem volta na TV brasileira. Sempre em momentos de crise de audiência, as emissoras costumam apelar para títulos tradicionais.
Veja também – Para autorizar remake, autor impôs condição polêmica e nunca antes vista; saiba qual!
São maneiras mais práticas e rápidas para utilizar formas que já deram certo em outrora e que, certamente, dão certo quando são relançados com novas roupagens. Porém, com essa onda de remakes, vale lembrar que tem alguns casos bastante exagerados.
São remakes feitos a partir de outros remakes e você provavelmente não tinha percebido. Em alguns casos, chegam a existir inúmeras versões destes “remakes de remakes” ou re-remakes. Veja:
Éramos Seis
Baseada em romance homônimo de Maria José Dupré, Éramos Seis foi exibida em 2019 pela Globo e é um título bastante conhecido. Isto porque, já ganhou inúmeras versões e entrou na lista dos “remakes de remakes”. A adaptação global foi a quinta versão, tendo sido a primeira feita pela Record em 1958.
Veja também – Pantanal deve começar “era de remakes”: Confira cinco novelas que a Globo pode refazer
Coração Indomável
Baseada em um clássico de Inés Rodena, Coração Indomável foi derivada de uma novela bastante conhecida: Marimar. Por sua vez, a trama estrelada por Thalía já se tratava de um remake de novela venezuelana intitulada La Indomable.
Veja também – Confira cinco novelas globais que são remakes e você provavelmente não sabia
A Usurpadora
Exibida pelo SBT recentemente e responsável por uma forte rejeição, A Usurpadora foi um remake da novela homônima clássica e querida por todos, protagonizada pela atriz Gaby Spanic. Porém, A Usurpadora que conhecemos já era um remake de uma novela dos anos 80 chamada El hogar que yo robé. E esta última, por sua vez, foi um remake do dramalhão venezuelano La Usurpadora, exibido originalmente em 1971.
Veja também – Revoltada com desorganização, autora deixou novela pelo meio e virou nome proibido na Globo
Rebelde
Adaptada no Brasil pela Record em 2011, Rebelde tem inúmeras versões. A novela também é um remake feito a partir de outro remake, porque foi baseada na Rebelde produzida pela Televisa. Mas, a Rebelde mexicana já era um remake de uma novela argentina, intitulada Rebelde Way.
Veja também – Após quase 20 anos, saiba como está hoje a catadora de lixo descoberta em Da Cor do Pecado
Bela, A Feia
Fruto da parceria da Record com a Televisa, Bela, A Feia foi uma novela brasileira que era um remake da mexicana A Feia Mais Bela, exibida no Brasil pelo SBT. Porém, A Feia Mais Bela era um remake de outra novela, a qual também teve exibição em nosso país pela RedeTV!: Betty, A Feia.
Veja também – Injustiçadas: Confira cinco novelas boas que não agradaram e foram um fiasco de audiência