Uma das coisas que temos certeza na sociedade atual é que a velhice é sinônimo de vitalidade. Por muitos anos, enxergamos esta fase da vida com pesar, principalmente por conta dos hábitos atribuídos às pessoas que chegam à melhor idade.
Veja também – Fato ou teoria da conspiração? Veja cinco novelas globais com supostas mensagens subliminares
Porém, o abandono e a falta de cuidados especializados é uma realidade, mesmo diante de tudo de bom que a velhice reserva. Por isto, listaremos aqui alguns atores que sumiram das novelas e estão vivendo em asilos, como forma de receberem um melhor tratamento e um carinho que, nem sempre, a família oferece. Veja:
Maria Lúcia Dahl
Nome de peso da Globo e irmã de Marília Carneiro, uma das maiores figurinistas da teledramaturgia brasileira, a atriz Maria Lúcia Dahl já esteve em grandes novelas como: O Espigão (1974), Gabriela (1975), Dancin’ Days (1978), Ti Ti Ti (1985), Salsa e Merengue (1996), Torre de Babel (1998) e dentre outras. A última atuação dela foi como a Lena, de Aquele Beijo (2011).
Em 2020, se mudou para o Retiro dos Artistas e foi diagnosticada com Alzheimer. Sem ter juntado recursos suficientes para manter sua estadia no asilo, a filha e também atriz Joana Medeiros precisou de alugar um dos cômodos da mansão de Maria Lúcia em Botafogo, no Rio de Janeiro.
Rui Resende
Certamente dentre todos estes atores que citaremos aqui, Rui Resende é o mais lembrado. Isto porque, ele fez papéis emblemáticos e de grande destaque em novelas globais e também nos tempos de ouro da TV Manchete.
Veja também – Ex-atriz da Globo desafiou Deus e virou capa de jornal após suposto castigo divino
Em Roque Santeiro (1985), foi o Astromar Junqueira e na Manchete, esteve em A História de Ana Raio e Zé Trovão vivendo o Bob Lamb. Recentemente, foi homenageado em Um Lugar ao Sol (2021), ao fazer uma participação especial como o Naná. Ele também é morador do Retiro dos Artistas.
Claire Digonn
Apesar de morar há muitos anos no Retiro dos Artistas, Claire Digonn dispensa uma rotina de inatividade e solidão, diferentemente do estereótipo atribuído a moradores de asilos. Até 2020, tinha um perfil em uma rede social e postava regularmente.
Seu currículo é cheio e, mesmo sendo reconhecidamente uma musa dos teatros, tem longa carreira em novelas como Páginas da Vida (2006), Malhação (2010), Vidas em Jogo (2011) e dentre outras. Durante um depoimento sobre sua história, ela declarou: “Enquanto eu respirar, eu quero arte na minha vida”
Fernando Wellington
Outro veterano que marca presença em um asilo é Fernando Wellington. Hoje com 63 anos, o ator ficou marcado na memória dos brasileiros ao viver o Antônio Zorra e o Carlão Aguiar, contracenando com Chico Anysio na Escolinha do Professor Raimundo.
Veja também – Saiba qual ex-ator da Globo deixou carreira no auge para se dedicar a socorrer pessoas
No ano de 2014, esteve envolvido em uma polêmica ao aparecer embriagado em um hotel e chamar um funcionário de macaco. Foi acolhido pelo Retiro dos Artistas e hoje prefere ter uma vida reclusa, longe dos holofotes e sem muitas aparições em público.
Jaime Leibovitch
Este é mais um caso de ator que mora em um abrigo para idosos, mas que optou por não aderir a inatividade. Muito pelo contrário: com 74 anos, Jaime Leibovitch fez diversos papéis nos últimos anos para cá e esteve em todas as novelas das nove da Globo exibidas de 2020 até recentemente.
Participou de Amor de Mãe (2020), depois foi visto na reprise de Fina Estampa (2011) como o Henrique e, na novela Um Lugar ao Sol (2022), foi o juiz Brandão. Aliás, durante a pandemia ele estava em alta na TV, porque aparecia também na reprise de Cúmplices de um Resgate (2015), onde fazia o personagem Fortunato.