Uma cena controversa e taxada por muitos como cômica foi ao ar esta semana em Pantanal e gerou diversas reações. Na sequência, Jove (Jesuíta Barbosa) sai com Guta (Julia Dalavia) para dar um passeio e acaba terminando o encontro no rio, sob uma sequência quente.
Veja também – Pacto sobrenatural: Filho de Almir Sater fala sobre experiência misteriosa em Pantanal
Só que Juma (Alanis Guillen) e Muda (Bella Campos) seguem o casal e flagram tudo. Elas resolvem pregar uma peça nos pombinhos, que entram no rio sem roupas. As moças roubam as vestimentas do casal e, durante a brincadeira, Juma olha para Muda e pede que ela fique “calada”.
A questão é que Muda, como diz seu próprio nome, não fala. Este tipo de abordagem ocorrida na novela não é novidade. Nas novelas, outros deficientes auditivos também estiveram presentes e fizeram participações marcantes. Destacamos algumas:
O Cravo e a Rosa
Atualmente no ar com a reprise no início das tardes da Globo, O Cravo e a Rosa tem a presença do personagem Mudinho. O apelido é dado para o rapaz que se chama Fábio, mas que passou a ser mais conhecido por Mudinho durante as cenas. Para se comunicar, usa gestos e tenta engatar um romance com Lourdes (Carla Daniel).
Esplendor
Logo no início de sua carreira, o ator Thiago de los Reyes viveu o Guilherme em Esplendor. Trama de época escrita por Ana Maria Moretzsohn, a ideia era retratar a surdez em um período em que pouco se discutia o assunto. Então, a novela mostrava o drama dos pais em buscarem entender o porque do filho não falar.
Veja também – Pantanal deve começar “era de remakes”: Confira cinco novelas que a Globo pode refazer
Sol de Verão
Novela considerada polêmica devido o chocante caso da morte do protagonista, Sol de Verão também chamou atenção por outros motivos. Tony Ramos, acostumado a atuar em papéis de galãs principais, assumiu nesta novela o personagem Abel, rapaz que perdeu a audição aos 8 anos por meningite e acabou ficando recluso, sem interagir com as pessoas.
Malhação
A novelinha teen não teve apenas um personagem com deficiência auditiva, por isto destacamos a mais recente interpretada por Giovanna Rispoli. Ela participou de Malhação: Toda Forma de Amar e quebrou os paradigmas. Isto porque, sua personagem diferentemente dos outros casos parecidos, não estava numa posição de alguém recluso, antissocial ou que sofria com preconceitos.
Veja também – Atriz se sentiu usada depois de participação em Pantanal: “Fui enganada e perdi o marido”
Coração Indomável
Não poderia deixar de fazer parte desta lista a Mudinha da novela Coração Indomável. Muitos até questionavam se ela realmente não falava na vida real, pois sua intérprete era pouco conhecida. Entretanto, a atriz Gaby Mellado já atuou em outras novelas conhecidas como Que Pobres Tão Ricos (2013) e falava normalmente.